Robótica educacional como metodologia de aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p49-56Palavras-chave:
Educação, Robótica, Aprendizado.Resumo
Este trabalho buscou associar a robótica como ferramenta educacional de aprendizado, na qual os jovens inseridos no grupo de trabalho adquiriam competências com as metas estabelecidas, formulando uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto (ABP). Essa metodologia apresenta uma característica na qual é possível estudar e resolver problemas do cotidiano, de modo a motivar os alunos na aquisição de conhecimentos e competências por meio de um processo de investigação, partindo de questões simples até as mais complexas. Nesse contexto, os alunos desenvolveram seus projetos em robótica e ao mesmo tempo, foram agentes multiplicadores, pois visitaram escolas públicas mostrando a importância da robótica no desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos curriculares, contribuindo de forma positiva a desenvolver um ciclo virtuoso de interesse e conhecimento. Portanto, o uso da robótica contribui para quebrar um paradigma, rompendo com a forma rígida e arcaica da metodologia clássica de aprendizado, ou seja, aspectos teóricos sem conexão com a realidade social e cultural dos atores envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.