Dia mundial da água na Amazônia Oriental: educação formal e informal sobre recursos hídricos

Vinícius Batista Campos

Karoline Fernandes Siqueira Campos

Raimundo Moura Rolim Neto

Willians Lopes Almeida

Resumo

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo central a realização de eventos com a temática da água no contexto atual. Tais eventos foram cadastrados no World Water Day – FAO/ONU, promovido anualmente para a difusão de ações sustentáveis de preservação e conservação das águas no planeta. No ano de 2012, foi realizado o primeiro evento, com a temática “Dia Mundial da Água na Amazônia Oriental: água e segurança alimentar”. O evento contou com palestras, peças de teatro, exibição de vídeos educativos e debates destinados aos alunos dos cursos técnicos em meio ambiente do IFAP/Laranjal do Jari. No ano de 2013, o II Dia Mundial da Água teve como tema “cooperação internacional da água” e contou com diversas palestras e com a participação de toda a comunidade estudantil da instituição. Em ambos os eventos, os estudantes puderam participar por meio de questionamentos relacionados aos temas das palestras, tais como: tratamento de água; água e produção de alimentos; contaminação das águas superficiais e subterrâneas; entre outros. Observou-se que, por meio de tais eventos, os envolvidos – alunos e professores – puderam compartilhar conhecimentos, fazer questionamentos e adquirir noção sobre a importância do gerenciamento sustentável desse recurso, melhorando, portanto, sua desenvoltura enquanto estudantes e cidadãos.

Palavras-chave


Água. Cidadania. Educação ambiental.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p69-78

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2186

Total de downloads do artigo: 1264