A tua ação em sustentabilidade: aproveitamento integral dos alimentos

Lenietti Galiza Gama

Maria de Fatima Alves Figueiredo

Luciana Trigueiro de Andrade

Julio Emmanuel da Costa Calixto

Ygor Gardel Santos de Lima

Pedro Paulo Sampaio de Lacerda

Evelin Sarmento de Carvalho

Resumo

O projeto visOU capacitar mulheres das comunidades do Município de Cabedelo, local onde o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo está inserido em aproveitamento integral dos alimentos. Para isso foram ministradas quatro capacitações com carga horária de 12h cada, utilizando-se  de uma metodologia predominantemente prática, sendo que, em três delas, os alunos bolsistas e voluntários ministraram parte da carga horária da capacitação. No primeiro dia das capacitações foram aplicados os questionários socioeconômicos para avaliar o perfil do público alvo bem como os conhecimentos que este público já possui sobre a temática a ser abordada, e, no último dia, os avaliativos, para avaliar os pontos positivos e negativos das capacitações, além do desempenho dos alunos ministrantes. Ao final do projeto, foram capacitadas 55 mulheres que foram conscientizadas sobre a importância de uma alimentação saudável e a redução dos impactos ambientais, devido ao menor desperdício dos alimentos e de ampliar as chances dessa comunidade entrar ou mesmo permanecer no mercado de trabalho.

Palavras-chave


Alimentação saudável; aproveitamento; conscientização; mercado de trabalho


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p61-70

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2617

Total de downloads do artigo: 1855