Pictogramas e mapas: desenvolvimento de dispositivos gráficos para o sistema de sinalização do IFPB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p67-76Palavras-chave:
sistema de sinalização, projeto, pictogramas, mapasResumo
As instituições de ensino tem se tornado lugares complexos, com uma variedade de espaços, criando a necessidade urgente de placas e elementos informativos. Um sistema de sinalização cumpre papel fundamental, identificando os ambientes e orientando os usuários. Diante dessa importância, foi desenvolvido, através de um projeto de extensão, um Manual de Sinalização para o IFPB, que definiu um padrão visual, a localização e o desenho das placas, e aplicado inicialmente na Casa Rosada, edifício sede da Reitoria. O presente artigo aborda o desenvolvimento dos pictogramas e mapas que compõem esse sistema de sinalização. São dispositivos gráficos que comunicam a informação através de figuras. Foi realizado através de um novo projeto de extensão, com a participação de professores e alunos do curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo. Para organizar as ações, utilizou-se a metodologia de Poovaiah (1984) do Centro de Design Industrial de Mombai, na Índia. Assim, foram desenhados símbolos que representam de forma clara a identificação dos serviços essenciais da Casa Rosada, permitindo a execução e instalação da sinalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.