Pictogramas e mapas: desenvolvimento de dispositivos gráficos para o sistema de sinalização do IFPB

Luciana Mendonça Dinoá Pereira

Daniel de Sousa Andrade

Elaine Feitosa Silva

Handerson Mendes da Costa

Adriana Travassos Duarte Jacome

Resumo

As instituições de ensino tem se tornado lugares complexos, com uma variedade de espaços, criando a necessidade urgente de placas e elementos informativos. Um sistema de sinalização cumpre papel fundamental, identificando os ambientes e orientando os usuários. Diante dessa importância, foi desenvolvido, através de um projeto de extensão, um Manual de Sinalização para o IFPB, que definiu um padrão visual, a localização e o desenho das placas, e aplicado inicialmente na Casa Rosada, edifício sede da Reitoria. O presente artigo aborda o desenvolvimento dos pictogramas e mapas que compõem esse sistema de sinalização. São dispositivos gráficos que comunicam a informação através de figuras. Foi realizado através de um novo projeto de extensão, com a participação de professores e alunos do curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo. Para organizar as ações, utilizou-se a metodologia de Poovaiah (1984) do Centro de Design Industrial de Mombai, na Índia. Assim, foram desenhados símbolos que representam de forma clara a identificação dos serviços essenciais da Casa Rosada, permitindo a execução e instalação da sinalização.

Palavras-chave


sistema de sinalização;projeto;pictogramas;mapas


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p67-76

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1989

Total de downloads do artigo: 3387