Esporte e saúde: relato de experiência

Cícero Tavares Cavalcanti

Kélcio Júnior Diógenes Costa

Gertrudes Nunes de Melo

Samara Celestino dos Santos

Resumo

Este relato trata-se do projeto de extensão “Para além das águas”, realizado pelo IFPB. O objetivo principal foi apresentar as vivências possibilitadas pelo referido projeto, além de permitir e incentivar um estilo de vida saudável e ativo na vida desses indivíduos do sertão paraibano. As aulas aconteciam duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada, já as palestras informativas aconteciam bimestralmente. Das 50 crianças e adolescentes (10 a 15 anos de idade) participantes do projeto, todos apresentaram aprendizagem satisfatória para as seguintes fases de aprendizagem: adaptação ao meio líquido, respiração, flutuação, propulsão de braços e propulsão de pernas, bem como para a aprendizagem do estilo Crawl. Já em relação ao estilo Costa, 44 alunos demonstraram domínio na execução do mesmo. Para o estilo Peito, 27 alunos apresentaram maior habilidade para execução da técnica. Pode-se concluir que o projeto contribuiu significativamente para a disseminação da modalidade de natação, quase inexistente na região, assim como, esporte gratuito e orientado, promovendo adesão e aderência por parte das crianças e adolescentes da região, além de favorecer a interação entre corpo e saúde, esporte, educação e qualidade de vida.

Palavras-chave


Esporte. Natação. Qualidade de vida.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p86-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2149

Total de downloads do artigo: 1351