Avaliação das condições ambientais do trabalho em canteiro de obra de uma edificação vertical no Município de Cajazeiras - PB

Raphael Henrique Falcão de Melo

Eduardo Bruno Souza de Oliveira

Harla Thaiany Alves de Andrade

Austriclínio da Costa Wanderley Neto

Resumo

Apresenta resultado de uma pesquisa que teve como objetivo o levantamento das condições ambientais do trabalho em um canteiro de obra de uma edificação vertical do município de Cajazeiras – PB. Para tanto foi desenvolvida uma estação de baixo custo para monitoramento das condições ambientais do trabalho utilizando a plataforma Arduino ® e sensores variados. As aferições das condições ambientais ocorreram entre as 10 e 14 horas. Foi observado que o índice de iluminância, umidade relativa do ar e temperatura efetiva não estavam de acordo com o recomendado por norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Foram realizadas recomendações para adequar o ambiente de trabalho as condições psicológicas e física dos trabalhadores de maneira a proporcionar maior conforto e desempenho.

Palavras-chave


Condições ambientais do trabalho. Estação de baixo custo. Edificação vertical.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p89-100

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2285

Total de downloads do artigo: 3101