Melhoria do desenvolvimento urbano do Município de Picuí: um enfoque na redução de perdas através do planejamento e controle de obras
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p101-113Palavras-chave:
Checklist. Construção civil. Gerenciamento da produção.Resumo
A indústria da construção civil, responsável por grande parte do consumo da matéria-prima existente no planeta, é uma das maiores produtoras de resíduos que impactam de forma negativa o meio ambiente. Neste sentido, a falta de planejamento e controle da sua produção é uma das principais causas para a ocorrência de perdas no setor. Essa deficiência gera outros problemas tais como a baixa produtividade no setor e qualidade inferior de seus produtos. Buscando a melhoria do planejamento e controle de obras realizadas no município de Picuí, a pesquisa realizou um diagnóstico da situação deste planejamento através de um checklist que tinha como finalidade identificar as principais causas de perdas de materiais, tempo e dinheiro investidos. Os resultados encontrados mostraram que as condições encontradas no canteiro estudado eram ruins ou péssimas, além de propor os aspectos que poderiam ser melhorados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.