O uso de atividades experimentais com materiais de baixo custo no ensino de física

Luciano Feitosa Nascimento

Andréa Silva Lima

kelven Félix Pereira

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física, diante do desinteresse apresentado pelos alunos, torna-se um forte desafio para os professores da área. Uma das causas desse desinteresse é o fato das aulas serem, na maioria das escolas, totalmente teóricas fazendo com que os alunos atuem como sujeitos passivos, não podendo correlacionar as teorias vistas em sala de aula com a prática, deixando desta forma as aulas extremamente enfadonhas, que servem apenas de depósito de equações que não tem nenhuma conexão com o dia-a-dia do aluno. Um importante fator que contribui para isso é a falta de laboratórios de ciências nas escolas, o que quando existem, não dispõem de itens experimentais que abranjam todos os ramos da física. Este presente artigo tem como finalidade apresentar atividades experimentais desenvolvidas com a principal ideia de disponibilizando um kit com experimentos para a amenizar a carência destes materiais, principalmente nas escolas públicas. Onde foram realizadas não apenas apresentações para os alunos, mas também apresentação ao professor como utilizar estes experimentos durante o ano letivo

Palavras-chave


Ensino de Física. Experimentos de Física. Ensino-aprendizagem.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p122-135

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1810

Total de downloads do artigo: 2458