Assistência técnica pública e gratuita para habitações de interesse social no Município de Campina Grande - PB: relato de experiência do edificar escritório modelo

Amanda Kelly de Sousa Costa

Guilherme Andrade Arruda

João Victor da Cunha Oliveira

Lúcia Helena Aires Martins

Mellyne Palmeira Medeiros

Resumo

O presente artigo tem o intuito de descrever a prática de extensão do EDIFICAR Escritório Modelo que atua na cidade de Campina Grande - PB com sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O EDIFICAR disponibiliza de forma gratuita projetos de arquitetura e de engenharia para população de baixa renda, colocando em exercício as diretrizes da Lei 11.888/2008, que garante o direito à assistência técnica pública e gratuita para cidadãos carentes, residentes de moradias localizadas em zonas de recuperação urbana e/ou interesse social. O artigo traz à tona a importância da garantia do direito supracitado, bem como descreve os serviços prestados pelo escritório modelo, apresentando alguns casos práticos já executados dentro da comunidade em estudo, objetivando despertar no leitor a importância do seu papel social na comunidade em que vive, e a compreensão da relevância do desenvolvimento de tais projetos dentro desta temática.

Palavras-chave


Assistência técnica; Habitação social; Autoconstrução.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p03-12

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2180

Total de downloads do artigo: 2238