Reflexão crítica em cena: formação do grupo de teatro do oprimido do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cajazeiras

Autores

  • Lidiane Maria da Silva
  • Sarah Tavares Cortês

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p52-60

Palavras-chave:

Cultura. Artes. Teatro do Oprimido.

Resumo

Este relato nasce a partir da experiência do projeto de extensão (PROBEXT) “Reflexão crítica em cena: formação do grupo de Teatro do Oprimido do IFPB campus Cajazeiras”, o qual incentivou a formação crítica utilizando como disseminador o teatro, em especial a metodologia de Teatro do Oprimido (TO). Essa expressão teatral tem como objetivo retratar cotidianos e realidades sociais para que na ficção os espectadores se identifiquem e passem a ser atores protagonistas da encenação e de suas próprias vidas. Assim, a iniciativa desenvolveu junto aos alunos do IFPB campus Cajazeiras a formação de um grupo de TO. instrumentalizando-o por meio de oficinas de técnicas teatrais e encontros de discussão sobre temas sociais, cujas criações e apresentações, baseadas na desnaturalização da realidade social, foram partilhadas com a comunidade em quatro apresentações, até o presente momento.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA