Reflexão crítica em cena: formação do grupo de teatro do oprimido do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cajazeiras

Lidiane Maria da Silva

Sarah Tavares Cortês

Resumo

Este relato nasce a partir da experiência do projeto de extensão (PROBEXT) “Reflexão crítica em cena: formação do grupo de Teatro do Oprimido do IFPB campus Cajazeiras”, o qual incentivou a formação crítica utilizando como disseminador o teatro, em especial a metodologia de Teatro do Oprimido (TO). Essa expressão teatral tem como objetivo retratar cotidianos e realidades sociais para que na ficção os espectadores se identifiquem e passem a ser atores protagonistas da encenação e de suas próprias vidas. Assim, a iniciativa desenvolveu junto aos alunos do IFPB campus Cajazeiras a formação de um grupo de TO. instrumentalizando-o por meio de oficinas de técnicas teatrais e encontros de discussão sobre temas sociais, cujas criações e apresentações, baseadas na desnaturalização da realidade social, foram partilhadas com a comunidade em quatro apresentações, até o presente momento.

Palavras-chave


Cultura. Artes. Teatro do Oprimido.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p52-60

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1693

Total de downloads do artigo: 1170