Ação extensionista em campus de Institutos Federais recentemente implantado: reflexões a partir de um projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p101-121Palavras-chave:
Extensão, Projeto cine saber, Institutos Federais.Resumo
O texto a seguir apresenta reflexões construídas a partir um projeto de extensão intitulado “Cine saber: diálogos interdisciplinares”. O objetivo deste artigo é fomentar a construção de saberes de forma sistêmica e intencional no que tange às ações extensionistas em Institutos Federais recentemente implantados, compondo o ideal da escola democrática, enquanto unidade social. Sendo os institutos federais componentes do sistema educacional brasileiro, todas suas ações devem ser encaminhadas para uma formação holística cuja materialidade seja efetivada nos planos intelectual, ético e científico. O projeto Cine saber baseou-se no método analítico discursivo, pautado na concepção histórico cultural de educação que considera os interesses da sociedade e reflete suas necessidades, contradições e expectativas. Com base na soma de resultados obtidos em cada seção do projeto cine saber e nos benefícios que este gerou às ações de pesquisa e extensão no IFPB Campus Esperança, acredita-se que as unidades de ensino podem conduzir processos de aprendizagem que, à luz de diferentes linguagens, permitam a construção de um intelecto interdisciplinar baseado na organização sistematizada de saberes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.