Ação extensionista em campus de Institutos Federais recentemente implantado: reflexões a partir de um projeto de extensão

Autores

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
  • Luciano Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p101-121

Palavras-chave:

Extensão, Projeto cine saber, Institutos Federais.

Resumo

O texto a seguir apresenta reflexões construídas a partir um projeto de extensão intitulado “Cine saber: diálogos interdisciplinares”. O objetivo deste artigo é fomentar a construção de saberes de forma sistêmica e intencional no que tange às ações extensionistas em Institutos Federais recentemente implantados, compondo o ideal da escola democrática, enquanto unidade social. Sendo os institutos federais componentes do sistema educacional brasileiro, todas suas ações devem ser encaminhadas para uma formação holística cuja materialidade seja efetivada nos planos intelectual, ético e científico. O projeto Cine saber baseou-se no método analítico discursivo, pautado na concepção histórico cultural de educação que considera os interesses da sociedade e reflete suas necessidades, contradições e expectativas. Com base na soma de resultados obtidos em cada seção do projeto cine saber e nos benefícios que este gerou às ações de pesquisa e extensão no IFPB Campus Esperança, acredita-se que as unidades de ensino podem conduzir processos de aprendizagem que, à luz de diferentes linguagens, permitam a construção de um intelecto interdisciplinar baseado na organização sistematizada de saberes.

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Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

ÁREA INTERDISCIPLINAR: HUMANIDADES