Ação extensionista em campus de Institutos Federais recentemente implantado: reflexões a partir de um projeto de extensão

João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão

Luciano Gomes da Silva

Resumo

O texto a seguir apresenta reflexões construídas a partir um projeto de extensão intitulado “Cine saber: diálogos interdisciplinares”. O objetivo deste artigo é fomentar a construção de saberes de forma sistêmica e intencional no que tange às ações extensionistas em Institutos Federais recentemente implantados, compondo o ideal da escola democrática, enquanto unidade social. Sendo os institutos federais componentes do sistema educacional brasileiro, todas suas ações devem ser encaminhadas para uma formação holística cuja materialidade seja efetivada nos planos intelectual, ético e científico. O projeto Cine saber baseou-se no método analítico discursivo, pautado na concepção histórico cultural de educação que considera os interesses da sociedade e reflete suas necessidades, contradições e expectativas. Com base na soma de resultados obtidos em cada seção do projeto cine saber e nos benefícios que este gerou às ações de pesquisa e extensão no IFPB Campus Esperança, acredita-se que as unidades de ensino podem conduzir processos de aprendizagem que, à luz de diferentes linguagens, permitam a construção de um intelecto interdisciplinar baseado na organização sistematizada de saberes.

Palavras-chave


Extensão; Projeto cine saber; Institutos Federais.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p101-121

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2131

Total de downloads do artigo: 1676