Chamada de Trabalhos - Revista Caetana - Dossiê: Centenário do Modernismo Brasileiro

A Revista Caetana, do Curso de Letras a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem seus trabalhos no dossiê Centenário do Modernismo Brasileiro, para publicação no volume 1, número 1, de 2022.

Neste ano em que se comemora os cem anos do Modernismo Brasileiro, importante se faz atualizar o debate sobre o que propunha aquele grupo de artistas que idealizaram o movimento com a ideia de criar um espaço de discussão, naquele ano de 1922, sobre o centenário da Independência do Brasil. Nesse sentido, temas como identidade nacional, brasilidade, original x cópia, que estavam na pauta de discussão daquele grupo, entram na ordem dos dias de hoje e vêm sendo conclamados em publicações nos meios midiáticos. O objetivo desta edição da Revista Caetana é oferecer, portanto, à comunidade acadêmica interessada nesta temática, mais um espaço para publicação de seus artigos.

Diretamente influenciado pelas vanguardas europeias, e sendo um movimento artístico e cultural que atravessa cem anos de sua história, despertando ainda possibilidade de discussão, a Revista Caetana marca sua estreia, publicando artigos sobre a referida temática. Vários são os nomes importantes do movimento, mas é notória a presença de Oswald de Andrade e Mário de Andrade, considerados, à época, a dupla que formava a ala combativa do movimento. Oswald, um grande agitador; Mário, considerado a figura central do movimento, e, nas palavras de Roberto Schwarz (1987), por exemplo, um dos intelectuais brasileiros mais importantes para o pensamento crítico sobre a cultura brasileira no século XX. 

Além do dossiê sobre o Modernismo Brasileiro, a Revista Caetana estreia, também, publicando textos que reconhecem e homenageiam Moema Selma D’Andrea, professora e intelectual importante para a formação de algumas gerações de estudiosos e estudiosas da literatura no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvendo pensamento crítico sobre temáticas que se relacionam à modernidade e ao modernismo. 

Comissão Editorial: 

        Maria Analice Pereira da Silva
        Cristiane de Souza Castro
        Leonardo Monteiro de Vasconcelos
        Rafael Torres Correia Lima

Publicação da chamada: 22/02/2022 

Período para submissões: até 22/05/2022

Publicação da Revista: 30/07/2022