O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO MERCADO DE FOTOGRAFIA DE JOÃO PESSOA-PB

Rodolpho Raphael de Oliveira Santos

FPB

Especialista em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado pelo Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (CESREI). Possui Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (2013). Atualmente é Professor do Curso Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Graduação em Marketing na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) - Laurete International Universities. É também Analista de Mídias Sociais da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. Atuou como Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca e possui pesquisas no campo da Comunicação Governamental, Mídia e Ambientes Digitais, chegando a publicar diversos artigos em periódicos da área. Tem experiência profissional na área de jornalismo, com ênfase em impresso, web jornalismo, além de Publicidade e Propaganda, Marketing, Assessoria de Imprensa, Gestão de Crise , Planejamento estratégico, Gerenciamento e análise de Mídias Sociais. E-mail:: rodolphorjornalista@gmail.com / rodolpho.santos@fpb.edu.br Tel.: (83) 988617880 [OI] / 998322847 [TIM]

Josenildo Silva Souza

FPB

Resumo

A fidelização do cliente através do Marketing de Relacionamento destaca-se como ferramenta fundamental e indispensável para o sucesso dos negócios e o bom relacionamento entre empresa e consumidor. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade analisar e identificar os aspectos que influenciam na decisão de escolha do cliente entre empresas de fotografia no município de João Pessoa, bem como, verificar a percepção dos consumidores a percepção dos consumidores de fotografia em relação às aplicações do Marketing de relacionamento no mercado fotográfico João Pessoa – PB, e, portanto, como inserir as aplicações do marketing de relacionamento no respectivo mercado. A pesquisa caracteriza-se como exploratória de abordagem quantitativa. Tais análises evidenciam dados no que se refere à forma  da percepção dos clientes no que concerne o espaço para melhorias com abrangência do mercado onde incluem-se o planejamento e estratégias na manutenção e aquisição de novos clientes.

Texto completo:

Referências


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KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar o mercado. São Paulo: 2009.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 14ª Edição – Tradução Sônia Midoni Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

NICKELS, William G.; WOOD, Marian Burk. Marketing: relacionamento, qualidade, valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

SANDHUSEN, Richard L, Marketing Básico. Robert Brian Taylor (trad.), São Paulo: Saraiva, 1998.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 680 p.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n1p%25p

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