Contabilidade Ambiental: uma análise comparativa do disclosure ambiental de empresas listadas na BM&FBOVESPA

Gabriel Lucas Leodegário Silva

Brasil

Luiz Antônio Félix Júnior

Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo, analisar de forma comparativa o nível de divulgação acerca de informações ambientais nas empresas listadas na BM&FBOVESPA. Para atingi-lo, foram coletadas os Relatórios de Administração publicados nos anos de 2010 e 2014 de 66 companhias integrantes do IBrX 100 em Maio de 2015. A coleta de dados foi realizada através da leitura de conteúdo e distribuída mediante tabulação por meio da representação numérica dos mesmos, buscando evidenciar os níveis de disclosure ambiental dos âmbitos setoriais, como também, as porcentagens exercidas por estes índices. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar as diferenças nos níveis de disclosure ambiental existentes entre empresas e seus respectivos setores produtivos, em que tornou-se possível a constatação de uma tendência de crescimento nas publicações no período. De modo geral, o setor que apresentou a maior média de divulgação foi o de Saneamento, Serv. Água e Gás, com uma soma de 47,0 citações por empresa, mas, apesar dos resultados apontados, a empresa que apresentou o maior número de citações foi a SABESP com um total de 52, pela qual, é integrante do setor de Energia Elétrica, situado na quinta colocação entre os números de disclosure ambiental dos setores, o que significa que existe uma grande variação entre os índices de publicação por empresa, bem como, uma maior tendência de divulgação entre certas categorias em analogia a setores que apresentam propensão para publicar determinadas informações.

 

Palavras-chave:

Disclosure Ambiental; Relatórios Administrativos; Leitura de Conteúdo; Análise Comparativa.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2950

Total de downloads do artigo: 1796