CONTABILIDADE AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS EVIDENCIADAS ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DIVULGADOS PELAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA EM 2014

Edilene de Mendonça Barbosa

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Santa Helena

João Gabriel Nascimento de Araújo

Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis pela UFPE e Professor da Faculdade Santa Helena

Paulo Albino Pimentel Júnior

Graduado em Ciências Sociais pela UFPE e Professor da Faculdade Santa Helena

Resumo

O relato de sustentabilidade auxilia as organizações a estabelecer metas, aferir seu desempenho, gerir mudanças e prestar contas a sociedade, de modo, a tornar suas operações mais sustentáveis. Os relatórios de sustentabilidade divulgam informações sobre os impactos socioambientais de uma organização, a Global Reporting Initiative (GRI) apoia as organizações quanto à divulgação de relatórios de sustentabilidade. Este artigo objetivou analisar a evidenciação da divulgação de informações ambientais pelas empresas do setor de energia elétrica, publicadas através dos relatórios disponíveis no site das organizações, em detrimento das diretrizes exigidas pelo padrão internacional GRI para relato de informações quanto aos aspectos; econômicos, sociais e ambientais. Foram analisados os relatórios de sustentabilidade das empresas: Companhia Energética de Pernambuco, Companhia Energética da Bahia, Companhia Energética de Santa Catarina e Companhia Paranaense de Energia, divulgados no ano de 2014. Observou-se que as empresas estudadas, divulgam informações socioambientais baseadas nas diretrizes da GRI no nível abrangente de divulgação, apresentam conteúdos gerais e específicos ao setor.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v1n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3747

Total de downloads do artigo: 2404