Fatores motivacionais para os servidores públicos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs: uma revisão de literatura

CARLA FABIANA DA SILVA

ORCID iD Instituto Federal de Pernambuco Brasil

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Pernambuco na modalidade EAD.

FRANCISCO BARBOSA DE OLIVEIRA

Universidade Aberta de Lisboa

É estudante do Programa de Doutoramento em Educação do Departamento de Educação e Ensino a Distância - DEED da Universidade Aberta de Lisboa - UAb. É membro associado do Laboratório de Educação a Distância e E-Learning - LE@D e integra o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Cibercultura na Sociedade em Rede. Possui Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) - UFPE 2011, Especialização Lato Sensu em Psicologia na Educação pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DEPOE (UFPE 2009), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UEVA 2008) e Extensão Universitária em Formação de Educadores Sociais - PROEXT - UFPE / (Istituto Pace Sviluppo Innovazione ACLI - IPSIA, 2007)

Resumo

O presente trabalho propôs a analisar os fatores motivacionais considerados mais relevantes pelos servidores públicos, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs, para preservar ou estimular a motivação no trabalho de acordo com suas percepções. Foi realizado um estudo do tipo exploratório de abordagem qualitativa, realizado através de uma revisão de literatura obtido por busca online nos portais do google acadêmico, Banco de Teses da CAPES e o portal de periódicos da capes, usando como descritores fatores motivacionais, Instituto Federal e servidores públicos. Foram selecionados 5 trabalhos acadêmicos de três distintas regiões do Brasil. O estudo demonstra que, em quase todos os trabalhos analisados foram citados como fatores motivacionais considerados relevantes para satisfação e bom desempenho na realização de suas atribuições: o reconhecimento, o clima organizacional e a valorização no trabalho e os fatores motivacionais considerados como menos satisfatórios foram a oportunidade de crescimento, a remuneração e os benefícios, as instalações físicas e a estabilidade.

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