A aplicação do Custeio Baseado em Atividades para conhecimento do Serviço de Verificação de Óbitos no Estado de Minas Gerais

Márcio Augusto Gonçalves

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Brasil

PhD pela Aston University, Inglaterra. Professor Titular no CEPEAD-UFMG).

Bruno Pérez Ferreira

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Brasil

Doutor em Administração/Finanças pela UFMG.Prof. Adjunto do CEPEAD/FACE/UFMG

Yasmine Fernanda Ferreira Cunha

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Brasil

Mestranda em Administração no CEPEAD-UFMG.

Márcia Mascarenhas Alemão

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Brasil

Doutoranda em Administração no CEPEAD-UFMG.

Liliane Cristina Braga

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Brasil

Mestranda em Administração no CEPEAD-UFMG.

Resumo

As estatísticas de mortalidade fornecem subsídios importantes para o conhecimento do perfil epidemiológico das populações e para o planejamento de ações de saúde. Dessa forma, a classificação da causa básica de morte como mal definida dificulta tanto para a obtenção de informações estatísticas confiáveis quanto para o planejamento de ações de saúde. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), segundo a Portaria nº 1.405, de 29 de junho de 2006, do Ministério da Saúde que Instituiu a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis, terá o intuito de diminuir o número de óbitos classificados como mal definidos, de pessoas falecidas de morte natural sem ou com assistência médica (sem elucidação diagnóstica). Este trabalho objetivou estudar, o custeio do Serviço de Verificação de Óbitos no Estado de Minas, por meio do método de Custeio ABC, partindo da necessidade cada vez maior de busca por eficiência nas instituições públicas. Para isso a natureza do presente estudo pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com abordagem mista, e, como procedimento um estudo de caso único, tendo como unidade de análise o Serviço de Verificação de Óbitos de Minas Gerais (SVO). Como consequência, pelo mapeamento das atividades pode-se fazer uma descrição mais acurada da forma pela qual os recursos são consumidos. Os resultados do trabalho evidenciam boa qualidade da informação, e indicam os valores mínimos, máximos e a média R$ 2.731,46, do custo de uma necropsia, subsidiando o gestor de informações adequados para realizar o gerenciamento do SVO.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2002

Total de downloads do artigo: 1253