PLANO DE MARKETING DE UM SUPERMERCADO GAÚCHO

Alessandra Carla Ceolin

UFRPE Brasil

Alexandre de Melo Abicht

UFRGS Brasil

Caroline Schunck dos SANTOS

Faculdade CNEC Gravataí Brasil

Maria do Carmo Maracajá Alves

UFRPE Brasil

Mauricio Moreira e Silva Bernardes

UFRGS Brasil

Resumo

Com crescimento da demanda e a entrada de novos concorrentes no mercado torna-se necessário à criação de estratégias para conquistar e manter os consumidores. O presente trabalho refere-se à criação de um plano de marketing para o Supermercado Roxo. Com os objetivos de analisar os ambientes externos e internos da empresa, através da análise SWOT e criar os objetivos de marketing. Esse trabalho realizou duas pesquisas, uma qualitativa realizada em profundidade com os sócios e o gerente da loja e outra pesquisa quantitativa realizada com clientes do supermercado. A partir das respostas foi possível conhecer melhor a empresa. E com os resultados pode-se estruturar de forma simples a matriz SWOT para mensurar e apresentar os dados. As estratégias foram criadas com o auxílio do mix de marketing e da ferramenta 5W2H, que auxiliaram na criação do plano de marketing. Foi desenvolvido um referencial teórico para um melhor entendimento do assunto, com esse referencial juntamente com as pesquisas aplicadas foi possível desenvolver o plano de marketing para o Supermercado Roxo. No decorrer do trabalho foram sugeridas algumas ações para desenvolver o marketing na empresa. 

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1774

Total de downloads do artigo: 8556