O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO PELOS SUPERMERCADOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE GUARABIRA – PB

Josenildo Nildo Santos

Brasil

Tatiana Losano de Abreu

Resumo

No presente trabalho foi realizado em estudo de caso sobre as vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito pelos comerciantes da cidade de Guarabira-PB, a partir da experiência de três estabelecimentos comerciais que obtiveram comportamentos diversos sobre o tema. Também estudou-se a importância do cartão de crédito para economia. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa teórica/bibliográfica, além da aplicação de entrevistas semiestruturada em três estabelecimentos comerciais da cidade. A partir das entrevistas, observou-se que o fator custos ainda é predominantemente uma desvantagem para a empresa disponibilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, principalmente para a venda no atacado. A pressão dos consumidores é essencial para estimular a implementação do cartão de crédito no comércio da cidade. Além disso, constatou-se que o cartão de crédito exerce o papel de facilitador das trocas e influencia a elevação dos preços de mercado.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v1n1p%25p

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