O EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL: Uma análise da empresa Pontes Calçados

Tayrone Martins Soares

Larissa Nayara Almeida Gouveia

Resumo

O cenário atual do Brasil tem exigido cada vez mais das empresas a busca por vantagens e diferenciais no mercado, tornando-se primordial para a continuidade da empresa. Nesse sentido, o estudo do Empreendedorismo, se torna essencial para o desenvolvimento empresarial. Assim, o presente artigo teve como objetivo geral analisar como o empreendedorismo pode influenciar no desenvolvimento empresarial da empresa Pontes Calçados, e como objetivos específicos, analisar a importância do empreendedorismo no desenvolvimento empresarial da mesma, identificar as características empreendedoras do proprietário da empresa, e verificar ações empreendedoras que a empresa utiliza para obter vantagens competitivas. A pesquisa se caracteriza como sendo qualitativa, de caráter descritiva e exploratória a coleta de dados foi realizada através da utilização de um roteiro de entrevista, com o proprietário e dois gerentes da empresa, o tratamento dos dados se deu através de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o empreendedorismo foi de extrema importância para o desenvolvimento empresarial da empresa Pontes Calçados. Ainda, foi possível avaliar as características e o perfil de empreendedor por oportunidade do proprietário da empresa. Por fim, identificou-se as ações empreendedoras praticadas pela empresa Pontes Calçados para obtenção de vantagens competitivas no mercado de sua atuação, tais como: desfiles com parcerias de lojas de roupa da cidade e divulgação dos lançamentos de calçados e bolsas nas rádios locais e nos blogs de moda da região. Conclui-se que o empreendedorismo contribui para o alcance dos objetivos da empresa e que as características e o perfil empreendedor do proprietário são de suma importância para as ações que a empresa assume para vantagens competitiva no mercado.

Texto completo:

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOM ÂNGELO, Eduardo. O movimento empreendedor no Brasil. In. BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Campus, 2003a.

BOSMA, N. S. et al. Global Entrepreneurship Research Consortium (GERC). (2009). Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – 2009 Executive Report. Babson College (USA), Universidad Del Desarrollo (Chile), London Business (UK). 66 p.

CASTELLS, M. A empresa em rede: a cultura, as instituições e as organizações da economia informacional. In: CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p. 219-221.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.

DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. McGraw - Hill. São Paulo, 1989.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Cultura Editores, São Paulo, 1999.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 11º reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, Ed. Campus, 2001.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 8, 9, 11, 13, 14, 15, 35, 38, 52, 54, 2003.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3° edição revista atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, Ed. Campus, 2008.

DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor (entrepreneurship). São Paulo: Pioneira Thomson, 2003. 378p

FILLION, L. J. Empreendedorismo: empreendedorismo e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. São Paulo, v. 34, n. 2, pp. 05-28, abr./jun. 1999.

HITT, M. A. et al. Administração Estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003.

LEZANA, A. G. R. & TONELLI, A. O comportamento do empreendedor. In: DE MORI, F. (Org.). Empreender: identificando, avaliando e planejando um novo negócio. Florianópolis: ENE, 2004.

LUNA, S. V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. Temas em debate. São Paulo: PUC, UNICAMP, n.66, p. 70-74, ago. 1998 (Caderno de pesquisa).

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática. São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.

MICHEL, Maria Helena Michel. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.

MURPHY, P.; LIAO, J.; WELSCH, H. P. A conceptual history of entrepreneurial thought. Journal of Management History. v. 12. pp.12-35, 2006.

PAIVA JÚNIOR, F. G. de. O empreendedorismo na ação de empreender: uma análise sob o enfoque da fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. 2004. 371 f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Pós Graduação e Pesquisa de Administração - FACE / UFMG, Belo Horizonte, 2004.

PREFEITURA DE PARA DE MINAS. Histórico de Pará de Minas. Disponível em: . Acesso em 20 março de 2016. REQUIÃO, Rubens Edmundo. Curso de Direito Comercial. São Paulo: Saraiva, 2007.

SEBRAE. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007, 67p.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SHANE, S. A general theory of entrepreneurship: the individual-opportunity nexus. Cheltenham: Edward Elgar, 2003.

SHAPERO, A. Entrepeneurship and Economic Development. Wisconsin: Project ISEED, LTD., The Center for Venture Management summer, p. 187, 1975.

SIMON, H. A. Administrative Behavior: study of decision-making processes in administrative organization. New York: Macmillan, 2002.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3541

Total de downloads do artigo: 4409