UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS

Hugo Isídio Gomes da Silva

Brasil

André de Paula Rêgo Graciano Luz

Resumo

A aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.

Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v1n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3560

Total de downloads do artigo: 1989