Núcleo de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Patos promoverá capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Ana Maria Zulema Pinto Cabral da Nóbrega

Resumo

Relata um curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Cidade de Patos, PB, que tem como objetivo contribuir com a efetivação da difusão da Libras nas instituições que atende a pessoas surdas. Trata de uma ação desenvolvida pelo Núcleo de extensão “Possibilita: inovação, tecnologia e educação” do IFPB – Campus em parceria com a Prefeitura Municipal da referida cidade. Essa capacitação é de grande importância social não só para os profissionais dos CAPS, mas, principalmente para os usuários surdos que frequentam esses centros, uma vez que aprendendo a língua de sinais os profissionais vão melhorar a forma de comunicação com esses usuários e com certeza terão um novo olhar para a pessoa com surdez. Além, desse curso a ideia do núcleo é que posteriormente possa estender essa capacitação para portadores de surdez, bem como seus familiares. A importância da ampliação do curso para os surdos e seus familiares é acentuada diante da realidade vivenciada pela maioria dos surdos, filhos de pais ouvintes que não conhecem a Libras e acabam se comunicando por uma linguagem pautada em gestos que não consegue cumprir a função linguística abarcada pela Libras.

Palavras-chave


Língua Brasileira de Sinais (Libras). Surdo. Inclusão social.


Texto completo:

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1431

Total de downloads do artigo: 445