Oficinas de origami desperta o interesse de crianças e adolescentes da Cidade de Cajazeiras, PB

Wilma Fernandes Pinheiro

Francisco Judivan Celestino de Sousa

Samuel de Oliveira Lima

Resumo

Relata uma ação-reflexão sobre a técnica de origami como estratégica lúdica no processo ensino aprendizagem da geometria usada em oficinas, para crianças e adolescentes da Pastoral do Menor da Cidade de Cajazeiras, PB, pela equipe do Projeto de extensão Mãos à Arte com objetivo de reforçar o conhecimento dos conceitos de geometria espacial e plana do ensino fundamental. As atividades consistiam na construção de Poliedros de Platão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades manuais, além de fortalecer a cooperação a interação, já que a complexidade de alguns poliedros necessitava do trabalho em conjunto para um resultado final satisfatório. As crianças e adolescentes que frequentaram as oficinas são alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Dom Moisés Coelho, da referida cidade. Além de complementar o conhecimento do ensino da geometria, esse trabalho desenvolveu, nos participantes, o raciocínio espacial e cognitivo; estimulou a criatividade; melhorou a capacidade de memorização, de observação, de atenção e de concentração.

Palavras-chave


Geometria. Origami. Poliedros de Platão


Texto completo:

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1527

Total de downloads do artigo: 624