Núcleo de extensão capacita profissionais da educação em Sousa-PB

Lucia Mara Figueiredo

Walmeran José Trindade Junior

Júlio César Nóbrega Gadelha

Resumo

O Evento “Sementes do amanhã: uma iniciativa de educação ambiental foi idealizado e promovido pelo Núcleo de Extensão CLIMA (IFPB Campus Sousa/PB). Realizado  entre os dias 16 e 17 de novembro de 2016, no Centro Vocacional Tecnológico do IFPB (CVT – Campus Sousa), esta ação de extensão contou com a participação de 40 professores e pedagogos que atuam nas rede municipal, estadual e particular de ensino do município de Sousa-PB. O objetivo do evento era capacitar os profissionais da educação nas áreas de atuação do Núcleo CLIMA: energias renováveis, água (origem, uso e conservação) e climatologia (mudanças climáticas).

 

Palavras-chave


Núcleo CLIMA. Formação de professores. Energias renováveis. Climatologia. Água


Texto completo:

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 07/03/2017 às 14:15h.

DINIZ, Bianca. Relato de experiência: a educação ambiental na formação de professores. Rev. Simbio­Logias, V.1 , n. 2, Nov/2008. Disponível em < http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio­Logias/relato_experiencia_edu_a_educacao_ambiental_formacao_profe.pdf >. Acesso em 01/03/2017.

GAUDIANO, Edgar González; et. al. Políticas Públicas e Educação Ambiental. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação : formação de professores: educação ambiental. / Marilda Almeida Marfan (Organizadora). Brasília : MEC, SEF, 2002.152 p. : il. ; v.3. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol3a.pdf>. Acesso em 08/03/2017 às 15:15h.

INEP. Censo escolar 2015: Município de Sousa­PB. Disponível em < http://portal.inep.gov.br/basica­censo>. Acesso em 01/06/2016.

Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação: Meio Ambiente (1997). Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf>. Acesso em 10/03/2017 às 18:35h.

TREVISSOL, Joviles Vitório. Os professores e a educação ambiental: um estudo de representações sociais em docentes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2003). Disponível em < http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/joviles_trevisol.pdf>. Acesso em 02/03/2017 às 21:10h.


O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1506

Total de downloads do artigo: 537