Doenças e absenteísmo: um estudo realizado na prefeitura de Governador Valadares

Eneida Lopes de Morais Delfino

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares Brasil

Natália Ferreira da Silva

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares Brasil

Letícia Efrem Natividade de Oliveira

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares Brasil

Heitor Cardoso de Brito

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares Brasil

Resumo

A criação de Normas Regulamentadoras tem sido intensificada em busca de ações que garantam a integridade física e mental dos trabalhadores durante sua jornada de trabalho. Este artigo é constituído por uma revisão da literatura e um estudo de caso realizado na Prefeitura Municipal de Governador Valadares. O objetivo do presente foi identificar as doenças que geraram maior absenteísmo nessa organização pública no período de 2013 a 2015. Os dados utilizados foram fornecidos pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. Para tabulação destes dados foi utilizado o software Excel e para sua triagem foi utilizada a Curva ABC, na intenção de melhor representar os resultados obtidos. Tendo em vista os efeitos alcançados, foi possível identificar que as doenças osteomusculares e lesões geram maior tempo de afastamento, sendo a Secretaria Municipal de Educação a secretaria de maior incidência de dias de absenteísmo. Concluiu-se que maiores estudos devem ser realizados em relação aos seguimentos de tarefas que os servidores executam, bem como maior atenção deve ser voltada à ergonomia. Sugere-se que a organização adote um sistema mais eficaz de arquivo de documentação, tornando o processo mais eficiente.

Palavras-chave


Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Atestados. Absenteísmo. Doenças do trabalho.


Texto completo:

Referências


ALVES, M. O absenteísmo do pessoal de enfermagem nos hospitais. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 15, n. ½, p. 71-5, Jan/Dez, 1994.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Disponível em . Acesso em 01 jul. 2016.

CARDOSO, Marla. O lado de lá da prevenção. PROTEÇÃO. São Paulo, edição 195, ano XXI, p.36-52, Mar.2008.

CAVALCANTI, R. CID – 10: Odontologia. Rio Branco, AC. 1 Ed. 2012. 101p. Disponível em. https://goo.gl/HUZelo Acesso em: 15 de out. 2016.

GOVERNADOR VALADARES. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Comunicação. Casa do Servidor atende quase 3 mil servidores municipais. Disponível em: . Acesso em: 05 de jul. 2016.

LEÃO, A. L.M.; TURCHI, M.D.; BARBOSA-BRANCO, A; RIBEIRO, C. A. N. Perfil do absenteísmo-doença nos servidores públicos municipais de Goiânia. Goiânia, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 de nov. 2016.

SALVADOR, P.; TONHÁ, S. Q. Análise quantitativa dos afastamentos para tratamento da própria saúde dos servidores do Tribunal de Contas da União: subsídio para um modelo de exame periódico de saúde. Brasília: UnB, 2006.

VAGO, F. R. M.; SOUSA, C. V.; MELO, J. M. do C.; LARA, J. E.; FAGUNDES, A. F. A.; SAMPAIO, D. de O. A importância do gerenciamento de estoque por meio da ferramenta curva abc. Rio Grande do Sul: SOCIAIS E HUMANAS, SANTA MARIA, v. 26, n. 03, set/dez 2013, p. 638 – 655. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov. 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p13-22

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2336

Total de downloads do artigo: 2306