Depressão: um desafio à saúde do trabalhador de enfermagem em UBS da cidade de Patos/PB

Hianne Marla Carneiro Chaves

Diogo Sergio Cesar de Vasconcelos

Deyse Morgana das Neves Correia

Lavoisier Morais de Medeiros

Resumo

A Depressão é algo comum no contexto laboral dos enfermeiros, criando assim, relações que necessitam de uma melhor compreensão. O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de depressão nos profissionais de enfermagem de UBS na cidade de Patos/PB, caracterizando as circunstâncias existentes nesse ambiente laboral. O método utilizado foi um estudo qualitativo de abordagem quantitativa, com uma amostra de 31 enfermeiros. O instrumento da coleta dos dados apresentados foi o PHQ-9 (Patient Health Questionnaire-9) que se constitui de nove perguntas que avaliam a presença de cada um dos sintomas para o episódio de depressão maior, descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV, 2000). Como resultado, 31 enfermeiros, dos 40 existentes, responderam aos questionários. De todos os entrevistados, cerca de 55% relataram sentir “alguma dificuldade” dentro de todas as perguntas desenvolvidas no questionário. Em média o escore total de resultados foi de 8,8, o que demostra que existe um tipo de depressão considerado de sintomas subclínica e que se pode resolver através de aconselhamento médico, para assim poder se entender o que está acontecendo. Portanto, é imprescindível que a Prefeitura de Patos e os representantes sindicais examinem cautelosamente a situação de adoecimento mental dos profissionais de Enfermagem na cidade de Patos, buscando amenizá-la.

Palavras-chave


Depressão; Saúde do trabalhador; Enfermagem


Texto completo:

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: . Acesso em: 02 abr 2017.

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Psicologia e trabalho. São Paulo: Cengage, 2009. 174 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Editora Ministério da Saúde, 2001.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 mar 2017.

GRECO, Rosângela Maria. Trabalho e saúde: dois lados de uma moeda. Rev. APS. Juiz de Fora, MG, n. 7, 2001. Disponível em: . Acesso em: 03 jan 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativa Populacional 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 ago 2017.

RIBEIRO, Maria Celeste Soares. Operacionalização das ações de saúde do trabalhador no quotidiano da enfermagem. In:RIBEIRO, Maria Celeste Soares (Org). Enfermagem e trabalho: fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores. São Paulo: Martinari, 2008.

SANTOS, Iná S. et al. Sensibilidade e especificidade do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) entre adultos da população geral. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 8, p. 1533-1543, ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 mar 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p38-43

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2159

Total de downloads do artigo: 1049