Avaliação dos sistemas de prevenção e combate a incêndio do bloco de salas de aula de uma instituição federal do sertão alagoano

Jonhatan Magno Norte da Silva

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Professor Assistente A Brasil

Graduado em Engenharia de Produção (UFCG), mestre em Engenharia de Produção (UFPB), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (FIP/PB) e doutorando em Engenharia de Produção (UFSC). É professor efetivo da UFAL, onde ministra disciplinas relacionadas a organização do trabalho, segurança do trabalho, ergonomia, direito, confiabilidade de sistemas e processos industriais para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

Carlos Sérgio de Oliveira Silva

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/ Graduando em Engenharia Civil

Tassio Bezerra Magassy

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/ Graduando em Engenharia Civil

Taís Pereira da Luz

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/ Graduanda em Engenharia Civil

Lidyane Bezerra de Lira

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/ Graduanda em Engenharia Produção

Resumo

Esse artigo tem por objetivo avaliar a adequação dos sistemas de prevenção e combate a incêndio do único prédio de salas de aula de uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada no Sertão Alagoano as Legislações que regem os requisitos para sistemas de prevenção e combate a incêndio. Metodologicamente, utilizou-se das legislações do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas e a Norma Regulamentadora 23 (NR-23) para avaliar aspectos relacionados ao sistema de hidrantes, reserva de incêndio, saída de emergência, escadas, ascensores e portas corta-fogo. Verificou-se que, embora alguns aspectos do ‘bloco de salas de aula’ atendam aos requisitos estabelecidos pelas Legislações, a maioria dos parâmetros avaliados não estavam de acordo com o mínimo estabelecido, como, por exemplo, volume insuficiente de água necessário para reserva de incêndio, a ausência de brigada de incêndio, obstáculos nas saídas de emergência e presença de escadas feitas de material que propaga calor. Concluiu-se que o bloco de salas de aula não se encontra dentro das exigências das Legislações no que tange a prevenção e combate a incêndio, sendo necessárias intervenções para garantir a segurança das pessoas em um eventual incêndio.

Palavras-chave


Combate ao incêndio; NR-23; Universidade.


Texto completo:

Referências


ALAGOAS. Governador do Estado de Alagoas. Institui o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico - COSCIP, do Estado de Alagoas e dá outras providências. Decreto nº 4.173 de 07 de agosto de 2009. Diário Oficial do Estado de Alagoas, Poder Executivo, Maceió, 2009. Disponível em: < https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=117984>. Acesso em: 02 jan. 2017.

ALAGOAS. Portaria nº 178 de 12 de junho de 2013. Governador do Estado de Alagoas. Corpo de Bombeiro Militar. Aprova a Instrução Geral Técnica Provisória da Diretoria de Serviços Técnicos, que disciplina os Sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico no Estado de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas, Maceió, AL, 12 jun. 2013. Disponível em: < http://sistemas.cbm.al.gov.br/sistemas/dst/webroot/downloads/it01.pdf>. Acesso em: 31 nov. 2016.

AMARAL, W. L. Evacuação do prédio novo da escola de engenharia da UFRGS: Análise crítica da situação atual em relação à situação ideal. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ARAÚJO, C. H; GUBEROVICH, A. T. Iluminação de emergência. In: SEITO, A. I.; GILL, A. A.; PANNONI, F. D.; ONO, R.; SILVA, S. B.; CARLO, R. D.; SILVA, V. P (Org). A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008. p. 215-221.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio. Rio de Janeiro, 1993

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626 – Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13714 –Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio. Rio de Janeiro, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9077 – Saídas de emergência em edifícios. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos. Rio de Janeiro, 2006.

BARREIRA, P. R.; KLEIN, V. Proposta de roteiro de procedimentos na emergência de incêndio para escolas estaduais de ensino fundamental do Rio Grande do Sul. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

BLOG SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS. Incêndios em universidades – Artigo e notícias sobre incêndios, publicados diariamente. Disponível em: . Acesso em: 04 de jul. 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Portaria n° 3214, de 08 de junho de 1978: Aprova as normas regulamentadoras que consolidam as leis do trabalho, relativas à segurança e medicina do trabalho. Norma Regulamentadora nº 23 (NR 23): Proteção Contra Incêndio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 1978. Disponível em: < http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR23.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2017.

BRENTANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações. Porto Alegre: T Edições, 2007, p. 25-33.

CALADO, G. C. Acessibilidade no ambiente escolar – Reflexões com base no estudo de duas escolas municipais de Natal-RN. 2006. 191 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

CASTRO, P. P. M. A; SILVA, A. S.; PEREIRA, J. A. A. Implantação da brigada de incêndios florestais na Universidade Federal de Lavras. Anais do IV Congresso de Extensão da UFLA. Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2009.

CUOGHI, R.S. Aspectos de análise de risco das estruturas de concreto em situação de incêndio. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Urbana). 2006. 247 f. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

DIAS FILHO, G. A. Adequação das instalações de combate a incêndio da escola de música para atender ao TAC entre a URFN e Corpo de Bombeiros. 2006. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

DINIZ, I. C. S.; ALMEIDA, A. M.; FURTADO, C. C. Os desafios e as barreiras das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas no processo de inclusão e acessibilidade. Páginas a&b –Arquivos & Bibliotecas, série 3, edição especial, jan. 2017.

EUZÉBIO, S. C. PPCI fácil – Manual completo de prevenção de incêndios. 2º ed. Porto Alegre: Spazio Itália Edições, 2017, p. 34-52.

FARIAS, A. P. L.; GOMES, J. C. L.; MARROQUIM, F. M. G. Relato das barreiras arquitetônicas à acessibilidade do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Ação Ergonômica, v. 7, n. 3, p. 1-17, set. 2012.

FAVARIN, E. V. Avaliação do risco de incêndio de edificação em conformidade com a legislação de prevenção contra incêndio do estado do Rio Grande do Sul através do método de Gretener –Um estudo em uma IES. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

FRITSCH, F. Gestão de projetos no âmbito da prevenção contra incêndio. 2011. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.

GOMES, T. Projeto de prevenção e combate a incêndio. 2014. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

KANO, M.; BOURQUE, L. Experiences with and preparedness for emergencies and desastres among public schools in California. NASSP Bulletin, v. 91, n. 3, p. 201-218, set. 2007.

KLEIN, V. Proposta de roteiro de procedimentos na emergência de incêndio para escolas estaduais de ensino fundamental do Rio Grande do Sul. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

LUCENA, R. B. Aplicação comparativa de métodos de mapeamento de riscos de incêndio nos centros urbanos das cidades de Coimbra e Porto Alegre. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MENDONÇA, H. T. T. Edificações civis em situação de incêndio: Estudo de caso da boate Kiss e do edifício Joelma. 2014. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2014.

MENEGHETTI, M. S. Análise quanto ao conhecimento dos usuários de uma instituição pública de ensino frente às ocorrências de incêndio. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

MITIDIERI, M. L. O comportamento dos materiais e componentes construtivos diante do fogo – Reação ao fogo. In: SEITO, A. I.; GILL, A. A.; PANNONI, F. D.; ONO, R.; SILVA, S. B.; CARLO, R. D.; SILVA, V. P (Org.). A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, cap. 5, 2008, p. 55-75.

MOREIRA, N. S. Construção escolar – Desenvolvimento, políticas e propostas para a escola rural visando à democratização do campo. 2000. 199 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MP-RS. Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Promotores recebem relatório sobre prevenção de incêndio nas escolas da rede estadual. Estado do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: < https://www.mprs.mp.br/noticias/urbanistico/31580/>. Acesso em 10 set. 2016.

OLIVEIRA, A. F.; BATISTA, A.; RODRIGUES, J.; FERNANDES, J. C. Análise da acessibilidade da escola estadual Rio Branco na cidade de Patos-PB. Anais do VI Congresso Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

PEREIRA, A. G.; POPOVIC, R. R. Tecnologia em segurança contra incêndio. São Paulo: LTr, 2007, p. 44-62.

QUINTIERE, J. G. Principles of fire behavior. 2º ed. New York: Delmar Publisher, 2016, p. 67-91.

REGO, F. A. Implantação de um plano de emergência em uma instituição de ensino pública – Uma abordagem centrada nos usuários e nos fatores que afetam as ações de abandono. 2011. 145f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Escola Politécnica & Escola de Química, 2011.

RODRIGUES, E. E. C. Sistema de gestão da segurança contra incêndio e pânico nas edificações –Fundamentação para uma regulamentação nacional. 2016. 336f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SÃO PAULO. Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo. Estabelecer critérios para dimensionamento de ramais prediais de água e dimensionamento de hidrômetros, quando da primeira ligação, redimensionamentos em função de alteração de categoria do RGI e dimensionamento de hidrômetros para medição em fontes alternativas para efeito de cobrança de esgoto. Norma Técnica Sabesp (NTS) 181 – Dimensionamento do ramal predial de água, cavalete e hidrômetro – Primeira ligação. São Paulo, novembro, 3º revisão, SABESP, 2012. Disponível em: < http://www2.sabesp.com.br/normas/nts/NTS181.pdf>. Acesso em 02 jul. 2016.

SEITO, A. I.; GILL, A. A.; PANNONI, F. D.; ONO, R.; SILVA, S. B.; CARLO, R. D.; SILVA, V. P. A segurança contra incêndios no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008, p. 55-83.

SILVA, V. P. Segurança contra incêndios em edifícios – Considerações para o projeto de arquitetura. 1 ed. São Paulo: Blucher, 2014, p. 36-52.

TOMIELLO, G. K. Estudo de caso – Verificação das condições de segurança contra incêndio em uma escola da rede estadual – RS. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 3º ed. São Paulo: Abes São Paulo, 2006, p. 47-59.

VALENTIN, M. V. Saídas de emergência em edifícios escolares. 2008. 362 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

VASCONCELOS, G. B. T.; SCHETTINO, S.; MINETTE, L. J. Avaliação da conformidade das saídas de emergência da biblioteca de uma instituição federal de ensino superior. Anais do I Seminário Científico da FACIG. Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, Manhuaçu, 2015

VIEGAS, D.X. Perspectiva histórica da luta do homem contra o fogo. In: MANUAL DE ENGENHARIA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS. Lisboa: Bombas Grundfos Portugal, S.A., 2006, p. 21-44.

VIRGÍNIO, M. S. Avaliação dos sistemas de combate a incêndio em uma instituição de ensino superior localizada no município de Mossoró. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências e Tecnologia). Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p44-54

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 4694

Total de downloads do artigo: 1917