Diretrizes para o planejamento de saúde e segurança do trabalho nas futuras instalações de uma fábrica de velas

Esdras Alex Freire de Oliveira

ORCID iD Universidade Regional do Cariri - URCA Brasil

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela URCA. 

Atualmente, cursando especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Thays Lorranny da Silva Januário

Universidade Regional do Cariri - URCA Brasil

Acadêmica de Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri - URCA

José Gonçalves de Araujo Filho

Universidade Regional do Cariri - URCA Brasil

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Educação Brasileira pela FACED/UFC, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Organização do Trabalho pela UFPB. Engenheiro Eletricista pela UFPB. Perito Judicial

Francisco das Chagas Neto

Universidade Federal do Ceará Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1990) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestre em Engenharia Civil area de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2005). Professor Adjunto IV aposentado da Universidade Federal do Ceará.

Resumo

Resumo: Muitas vezes, os projetos de uma nova fábrica deixam lacunas no sistema de saúde e segurança do trabalho a serem enfrentadas apenas após a implantação do processo produtivo, ocasionando o surgimento de riscos ocupacionais que expõem os trabalhadores a situações de ocorrências de acidentes e doenças, sendo necessária, geralmente, uma intervenção para solucionar tais problemas que implicam, entre outros males, em custos adicionais. É nesse contexto que o presente trabalho propôs a elaboração de diretrizes de saúde e segurança por meio da antecipação de riscos, específica para uma nova instalação industrial de produção de velas, localizada na região do Cariri cearense. O estudo foi baseado, por um lado, em dados presentes na literatura pertinente, e em outro, em visitas a unidades similares em funcionamento. Como resultados, foi possível prever preliminarmente questões importantes com relação aos sistemas de proteção contra incêndios, a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) básicos, as rotinas das tarefas e parâmetros para os ambientes de trabalho. Desta forma, este estudo possibilitou desenvolver contribuições para a melhoria da combinação entre layout, ergonomia e segurança do trabalho, no projeto de instalações industriais.

Palavras-chave


Antecipação de Riscos. Saúde e Segurança do Trabalho. Indústria de Velas.


Texto completo:

Referências


ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnica. NBR 12693: Sistemas de proteção por extintores de incêndio. Rio de Janeiro, 1993.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnica. NBR 5413: Iluminância de interiores. Rio de Janeiro, 1992.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 9: Programa de prevenção de riscos ambientais. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2016.

KROEMER, K. H. E; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. – Porto Alegre : Bookman, 2007.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: um instrumento para uma melhoria contínua. Tradução: WWF - World Wide Funds, Revisão técnica: Luís Rodrigues (ACT), 2011. Disponível em: < http://www.dnpst.eu/uploads/relatorios/relatorio_oit_2011_miolo.pdf>. Acesso em: 02 out. 2016.

_____. Diretrizes sobre sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Tradução: Gilmar da Cunha Trivelato. São Paulo: Fundacentro, 2005. p.13- 41. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2016.


O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1192

Total de downloads do artigo: 634