Efeito dos sais e da qualidade da água no solo e na planta

Patrícia Roque Lemos Ribeiro

IFPB Campus Sousa Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais,  pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Diego Ernani Leite Bezerra

IFPB Campus Sousa Brasil

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais,  pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Francinaide Maria Souto

IFPB Campus Sousa Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais,  pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Samuel Guedes Bitu

IFPB Campus Sousa Brasil

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais,  pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Ednaldo Barbosa Pereira Junior

IFPB Campus Sousa Brasil

, D.Sc. Fitotecnia, Prof. Departamento de Agroecologia, IFPB Campus Sousa.

Resumo

A salinidade do solo e da água constitui o estresse abiótico que na agricultura mais prejudica o homem, o solo, a água e as plantas. Nesse sentido, há bastante tempo o aumento da salinização das terras também vem sendo admitido como fator de aumento do processo de desertificação de muitas áreas, em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Os estudos da água visando determinar a sua qualidade, sob o ponto de vista de sua utilização na agricultura irrigada, englobam recursos utilizados para indicar a conveniência ou limitação de seu emprego para fins de irrigação. A classificação de água para fins de irrigação é um recurso que fornece uma base para predizer com razoável confiança o efeito geral da sua utilização sobre o solo e a planta e sob o sistema de irrigação. Diante disso este trabalho, tem o objetivo de demonstrar a importância do conhecimento, quando ao uso indiscriminado do solo, ocasionando o processo de salinização e sodicidade e seus efeitos nas plantas, como também, a influencia da água para fins de irrigação no desenvolvimento das plantas.

Texto completo:

Referências


BARROSO, A. F.; GOMES, E.G.; LIMA, A, E, O.; et al. Avaliação da qualidade da água para irrigação na região Centro Sul no Estado do Ceará. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15, n.6, p.588–593, Campina Grande, PB 2011.

BOSO, et al. Períodico Eletrônico: Fórum ambiental de Alta Paulista. Análise dos parâmetros da qualidade da água destinada a irrigação. v. 12, n. 6, 2016.

CALVET, A. S. F.; LIMA. R. E. M.; MARLOS A. BEZERRA, M.A.; et al. Crescimento de plantas de feijão de corda submetidas à Irrigação com água salina ao longo do desenvolvimento. Simpósio brasileiro de salinidade, Fortaleza, CE, 2010.

CARNEIRO, M. F. C.; INGÁ, M.A.M. et al. Avaliação da Qualidade da Água para Irrigação no Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi no Município de Limoeiro do Norte-Ce. Congresso norte e nordeste de pesquisa e inovação. 2012.

COELHO, D. S. Influência da salinidade nos aspectos nutricionais e morfofisiológicos de genótiposde sorgo forrageiro. Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2013.

COSTA, Djeson Mateus A. da. et al. Caracterização de solos quanto a afetação por sais da Bacia do Rio Cabugí – Afonso Bezerra – RN. Revista HOLOS, Natal (RN), v.2, ano 20,2004. Disponível em: . Acesso em: 20/05/2017.

CRUZ, J. L.; PELACANI, C. R.; COELHO, E. F.; CALDAS, R. C.; ALMEIDA A. Q.; QUEIROZ J. R. Influência da salinidade sobre o crescimento, absorção e distribuição de sódio, cloro e macronutrientes em plântulas de maracujazeiro-amarelo. Bragantia, Campinas, v.65, n.2, p.275-284, 2006.

CUNHA, Cleyton S.M. et al. Relação entre solos afetados por sais e concentração de metais pesados em quatro perímetros irrigados no Ceará. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande (PB), v.18, p.80-85, 2014. Suplemento.

FERNANDES, A. R.; CARVALHO J. G.; CURI, N.; PINTO, J. E. B. P.; GUIMARÃES, P. T. G. Nutrição mineral de mudas de pupunheira sob diferentes níveis de salinidade. Pesq. agropec. bras, Brasília, v. 37, n. 11, p. 1613-1619, nov. 2002.

GUARÇONI, M. A.; SILVA, J.G.F. Solos afetados por sais e qualidade da água para irrigação. Vitória: INCAPER, 2008. p.7-15

HOLANDA, A. C.; SANTOS, R. V.; SOUTO, J. S.; ALVES, A. R.. Desenvolvimento inicial de espécies arbóreas em ambientes degradados por sais. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v.7, n.1, p.39-50, 2007.

PEDROTTI, Alceu. et al. Causas e consequências do processo de salinização dos solos. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria (RS), v.19, n-2, p.1308-1324, 2015. Disponível em: Acesso em: 15/05/2017.

PEREIRA. R. S. Identificação e caracterização das fontes de poluição em sistemas hídricos. Revista Eletrônica de Recursos Hídricos. IPH-UFRGS. v. 1, n. 1. p. 20-36. 2004.

SANTANA, J. M. CARVALHO J. A. et al. Efeitos da salinidade da água de irrigação na brotação e desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar (Saccharum spp) e em solos com diferentes níveis texturais. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 31, n. 5, p. 1470-1476, 2007.

SANTOS. E. F. L. P. et al. Geographia Opportuno Tempore. Londrina, v.1, n. 1, p. 68-79, jan./jun. 2014.

SILVA, S.; SOARES, Â. M.; OLIVEIRA, L.E.M.; MAGALHÃES, P.C. Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica. Ciência e Agrotecnologia, v.25, n.1, p.124 -133, 2001.

UCKER et al. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental: Elementos interferentes na qualidade da água para irrigação. v.10, nº 10, p. 2102-2111, (e-ISSN: 2236-1170) JAN-ABR, 2013. http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget.

VALE, LS; MIRANDA, M. F.A; VERAS,T.B. Uso de águas salinas de irrigação e seu efeito no crescimento inicial do algodoeiro. II Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v1i1.1640

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 11432

Total de downloads do artigo: 26170