Captação e aproveitamento de água da chuva em residências rurais no Município de Nazarezinho – Paraíba.

Maria Iza de Arruda Sarmento

IFPB Campus Sousa Brasil

Aluna do Curso em Agroecologia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB campus Sousa

Éverson Pedrosa da Nóbrega

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente de CST em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB campus Sousa;

Priscila Raquel Rodrigues de Oliveira

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente de CST em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB campus Sousa

Ednaldo Barbosa Pereira Junior

IFPB Campus Sousa Brasil

Professor Dr. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Resumo

O presente trabalho implica em um levantamento realizado nos Sítios Águas Belas e Poço Preto, ambos localizados no município de Nazarezinho, situado no sertão da Paraíba. O mesmo trata-se de um estudo de abordagem quantitativa que teve como objetivo levantar informações sobre a captação e utilização da águas pluviais naquela localidade, os métodos utilizados pelas famílias, a destinação dessa água, a forma de aquisição das tecnologias de captação e a viabilidade econômica para os residentes na comunidade. As informações foram coletadas a partir da aplicação de questionários estruturados, com uma amostra de 20 famílias entrevistadas. Por meio do diagnóstico pode-se constatar que todas as famílias captam e armazenam água da chuva e destinam-na principalmente para consumo humano, doméstico e agropecuário. Quando se tratou de tecnologia de captação, predominou o uso de cisternas. Os métodos de captação e armazenamento foram em sua maioria considerados viáveis economicamente, predominando o uso de políticas públicas como o método de aquisição da tecnologia de captação de água de chuva. Por meio desse diagnóstico pode-se constatar que o uso de tecnologias para captação e armazenamento das águas pluviais adotados pelas famílias entrevistadas são considerados acessíveis, de fácil aceitação e viáveis economicamente para as comunidades residentes em regiões escassas, podendo estas, serem adotadas como alternativas de convivência com o semiárido brasileiro.

Texto completo:

Referências


ALVES, D. F. da S. et al. Análise do processo de armazenamento de água de chuva em cisternas de placas e sua utilização no município de Tavares, estado da Paraíba. VII CONEPI – Palmas - TO, 2012. ISBN: 9788562830105.

ANDRADE NETO, C. O. de. Proteção Sanitária das Cisternas Rurais. In: Anais do XI Simpósio Luso-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Natal- RN, 2004.

ANDRADE NETO, C. O. de. Água de Chuva: alternativa para conviver com a seca. XII Simpósio Ítalo-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Natal – RN, 2014.

ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO/ ASA.FEBRABAN. Disponível em: Acesso em: junho de 2017.

BICUDO, C. E. de M. et al. Recursos hídricos no Sudeste: segurança, soluções, impactos e riscos. Carta de São Paulo. São Paulo – SP, 2014.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hídricos. Plano Nacional dos Recursos Hídricos: iniciando um processo de debate nacional. Brasília, DF, 2004. 51 p.

BRITO, L. T. de L. et al. Potencialidades da água de chuva no Semi-Árido brasileiro.– Petrolina, PE: Embrapa Semi-Árido, 2007. 181 p.

DIACONIA, Relatório Final Plano trienal 1999-2001 (Relatório institucional). Recife-PE, 2001.

FEITAL, J. C. de C. et al. O Consumo Consciente da Água: um estudo do comportamento do usuário doméstico. III Encontro de Marketing da ANPAD. Curitiba – PR, 2008.

FREITAS, M. A. V. de; SANTOS, A. H. M. Importância da água e da informação hidrológica. In: FREITAS, M. A. V. de. (Ed.). O estado das águas no Brasil: perspectivas de gestão e informações de recursos hídricos. Brasília, DF: ANEEL/MME/ MMA-SRH/OMM, 1999. p. 13-16. il.

JACOMINE, P. K. T. Solos sob caatingas – Características e uso agrícola. In: ALVAREZ, V. H.; FONTES, L. E. F.; FONTE, M. P. F. (Ed.). O solo nos grandes domínios morfoclimáticos do Brasil e o desenvolvimento sustentado. Viçosa: SBCS/UFV. 1996. p.95-111.

MARTINS, C. A. da S.; NOGUEIRA, N. O. Captação de água da chuva em propriedades rurais. ISSUE DOI: 10.3738/1982.2278.1342. Nucleus, abr.2015, v12, n.1.

MAY, Simone. Estudos da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. São Paulo – SP, 2004. 159 p.

MUNICÍPIOS, Confederação Nacional de. Análise sobre a seca do Nordeste. 2014. Disponível em: . Acesso em: set. 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v1i1.1636

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 11609

Total de downloads do artigo: 26379