Potencialidades para o turismo rural na agricultura familiar em Assentemento Acauã, Aparecida-PB

Mateus Gonçalves Silva

Aluno Especial pelo programa de Pós-graduação em sistemas agroindustriais -UFCG Brasil

Tecnólogo em Agroecologia- IFPB-Campus Sousa

Vanclea Teles da Silva Sousa

Brasil

Graduanda em Agroecologia

Selma dos Santos Feitosa

Brasil

Professora IFPB-Campus Sousa

Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas

Doutoranda pelo Programa de `Pós-graduação em Agronomia - CCA -Areia UFPB Brasil

Doutoranda em Agronomia- UFPB,CCA -Areia

Resumo

Turismo na agricultura familiar (TRAF) é uma atividade de complementação e diversificação de renda para pequenos produtores rurais, que além de agregar valores às atividades praticadas na propriedade promove a conservação ambiental e estimula o agricultor familiar permanecer no campo. Este trabalho objetivou avaliar o potencial das propriedades agrícolas do Assentamento Acauã, em Aparecida-PB para a prática do turismo na agricultura familiar, como também analisar o perfil dos entrevistados e o nível de interesse para implantação desta modalidade de turismo. A realização da pesquisa compreendeu de entrevistas com aplicação de questionário semiestruturado as famílias agricultoras. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e expressos em porcentagem e as figuras confeccionadas no software Excel. As propriedades apresentaram grande diversidade de atividades agropecuárias, artesanato, além de possuir uma elevada importância cultural e de recursos naturais. A falta de políticas públicas e incentivo do governo acaba desfavorecendo o desenvolvimento do TRAF na região.

 

Texto completo:

Referências


ARAÚJO, A.L.M. M.; BAHIA, E.T.; FERREIRA, W.R. Turismo rural na agricultura familiar: um estudo sobre as possibilidades e limitações no município de Alfredo Vasconcelos, MG. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p.370-383, dez. 2011.

ARRUDA, C. A. S.; VILANOVA, S. R. F.; CHICHORRO, J. F., Turismo rural e agricultura familiar: o caso de Nossa Senhora do Livramento-MT. INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 9, n. 2, p. 149-157, jul./dez. 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Aparecida. Recife: CPRM, 2005. Disponível em: . Acessado em 19 de setembro de 2018.

FRANCISCO, M. A. Z., FERRARI, J. V., MATOSO, A. O. Potencialidades para o desenvolvimento do agroturismo por agricultores familiares em Santa Salete-SP. In Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio, 2016

MEDEIROS, C. T. R. Perfil da agricultura e do agricultor familiar no município de Belo Jardim – PE. 1 ed. Caruaru: FAVIP, 2010. 53 p.

OLIVEIRA, F. T., SILVA, I. C., TELLO, J. C. R., SOUZA, R. P. O turismo rural no município de Rio Preto da Eva (AM): reflexões e perspectivas. Caderno Virtual de Turismo, v. 10, n. 2, 2010.

RUSCHMANN, D. V. M. Turismo e Planejamento Sustentável: A proteção do meio ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

SILVA, A. R., RUDZEWICZ, L. Estudo sobre o interesse da implantação do turismo rural no município de rodeio bonito/rs. In: II Encontro Semintur Jr, 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v2i1.2217

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1370

Total de downloads do artigo: 1417