Desenvolvimento inicial de leguminosas irrigadas com diferentes tipos de água

Mateus Gonçalves Silva

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente do curso superior de agroecologia

Maria da Conceição Leite da Silva

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente do curso superior de agroecologia

Vanclea Teles da Silva Sousa

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente do curso superior de agroecologia

Fábio Queiroga Pordeus

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente do curso superior de agroecologia

Maria Eveline de Lucena Nascimento

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente do curso superior de agroecologia

Francisco José Rodrigues dos Santos

IFPB Campus Sousa Brasil

Discente do curso superior de agroecologia

Resumo

A água é um elemento de fundamental importância para um bom desenvolvimento das plantas, sendo ela fator limitante nos dias atuais. O reuso de água para a irrigação é uma prática amplamente recomendada para evitar o desperdício deste recurso de grande importância para a manutenção e sobrevivência da vida no planeta. O trabalho teve por objetivo avaliar os diferentes tipos de água no desenvolvimento das leguminosas Crotalaria juncea, Vigna unguiculata L., Macroptiliun atropurpureum, cv. Para o desenvolvimento do trabalho foram envolvidos duas partes, a primeira no viveiro de mudas para instalações do projeto, e a segunda, a coleta de água dos sistemas de ar condicionados na faixa de 18.000 BTUS, localizado nas dependências do bloco do curso superior de Agroecologia. O substrato utilizado foi esterco bovino e areia na proporção de 1:1 colocados em sacos de polietileno com capacidade de 1,2 L seguido da semeadura direta nos mesmos. Os parâmetros avaliados foram: altura de planta, diâmetro do caule, número de folhas, matéria verde e seca da parte aérea e da raiz. Após as medições e pesagens do material os dados foram calculados em médias e transformados em tabelas no programa Excel 2016. Com o estudo foi possível identificar que as plantas não apresentaram valores médios significativamente diferentes, nos mostrando assim que água do ar condicionado é uma alternativa viável para irrigação e produção dessas plantas.

Texto completo:

Referências


Hermes, L. C.; Araújo, G. L. G.; Fay, E. F.; Boeira, R. C. Potencial de uso das águas salobras em sistemas produtivos visando o aumento da capacidade de suporte das comunidades difusas do semiárido com mínimo impacto ambiental. Fórum de apresentação de resultados de pesquisa: avanços e oportunidades. 23 de setembro de 2014. Embrapa meio ambiente, Jaguariúna -São Paulo.

Hespanhol, I. Potencial de Reúso de Água no Brasil-Agricultura, Indústria, Municípios, Recarga de Aquíferos, Revista Brasileira de Recursos Hídricos, RBRH, v. 7 n. 4, dezembro, Edição Comemorativa, p. 75-97, 2002

Hespanhol, I. Potencial de reúso de água no Brasil: agricultura, indústria, municípios, recarga de aqüíferos. In: MANCUSO, P. C. S.; SANTOS, H. F. (Ed.). Reúso de água. São Paulo: MANOLE, 2003. cap. 2, p. 37-95.

Nunes, A. S.; Lourenção, A. L. S.; Pezarico, C. R.; Scalon, S. P. Q.; Gonçalves, M. C. Fontes e níveis de salinidade na germinação de sementes de Crotalaria juncea L.. Ciência e Agrotecnologia, v.33, p.753-757, 2009.

Santos, R. A.; Carneiro, P. T.; Santos, V. R.; Costa, L. C.; Santos, C. G; Neto, A. L. S. Crescimento de leguminosas utilizadas na adubação verde em diferentes níveis de sais na água de irrigação. Revista brasileira de engenharia agrícola e ambiental, v.18, n.12, p.1255-1261, 2014

Silva, J. A.; Soares, J. A.; Pereira Filho, R. R.; Sousa Júnior, J. R.; Nobre, R. G. Emergência e crescimento inicial de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) cultivado sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v.7, p.44-50, 2012.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v2i1.1918

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1420

Total de downloads do artigo: 1445