Plataforma para auxílio ao ensino de programação e robótica pedagógica

Vitória Heliane Pereira dos Santos Sobrinha

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Gabriela Roberta Alverga do Nascimento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ruan Delgado Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Otacílio de Araújo Ramos Neto

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e medir a distância até um obstáculo à sua frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual (PPV) em Python. Essa plataforma pode ser utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Devido à associação de imagens com os comandos da linguagem de programação na PPV, espera-se que os alunos surdos tenham maior facilidade no aprendizado de programação, por meio do uso desta ferramenta.

Palavras-chave


Ensino de programação; Robótica educacional; Informática na educação; Inclusão social


Texto completo:

Referências


ALVES, R. M.; SAMPAIO, F. F.; ELIAS, M. F. Duinoblocks: Desenho e implementação de um ambiente de programação visual para robótica educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 3, p. 126-140, 2014.

BENITTI, F. B. V.; VAHLDICK, A.; URBAN, D. L.; KRUEGER, M. L.; HALMA, A. Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 29., 2009, Bento Gonçalves – RS. Anais... Bento Gonçalves – RS: 2009. p. 1811-1820.

CODE.ORG. Disponível em: https://code.org. Acesso em: 15 fev. 2016.

LEGO mindstorms. Disponível em: http://www.lego.com/en-us/Mindstorms. Acesso em: 15 fev. 2016.

MENDONÇA, A. P. Programção Orientada ao Problema: uma metodologia para entendimento de problemas e especificação no contexto de ensino de programação para iniciantes. 2010. 187 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação)–Departamento de Sistemas e Computação, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2010.

MOTA, M. P.; PEREIRA, L. W. K.; FAVERO, E. L. Javatool: uma ferramenta para ensino de programação. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 29., 2008, Belém - PA. Anais... Belém – PA: 2008. p. 127-136.

S4A. Disponível em: http://s4a.cat. Acesso em: 15 fev. 2016.

SANTOS, R. E. S.; MAGALHÃES, C. V. C.; CORREIA-NETO, J. S.; QUEIROS, L. M.; VILAR, G. Trabalhando lógica de programação com portadores de deficiência auditiva: a experiência com a linguagem proglib e a ide hands. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 6, n. 1, p. 32-44, 2014.

SCRATCH. Disponível em: https://scratch.mit.edu. Acesso em: 15 fev. 2016.

SOARES, M. I. S; FURTADO JÚNIOR, C. G.; SILVA, L. C.; OLIVEIRA, F. C. M. B.; OLIVEIRA; LIMA, N. A. S.; SOARES, E. F. VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2014.

VAHLDICK, A.; BENITT, F. B. V.; URBAN, D. L.; KRUEGER, M. L.; HALMA, A. O uso do lego mindstorms no apoio ao ensino de programação de computadores. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 29., 2009, Bento Gonçalves – RS. Anais... Bento Gonçalves – RS: 2009. p. 523-526.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p104-112

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3214

Total de downloads do artigo: 2302