Plataforma para Auxílio ao Ensino de Programação e Robótica Pedagógica

Vitória Heliane Pereira dos Santos Sobrinha

IFPB - Campus Guarabira Brasil

Estudante do curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFPB - Campus Guarabira.

Gabriela Roberta Alverga do Nascimento

IFPB - Campus Guarabira Brasil

Estudante do curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFPB - Campus Guarabira.

Ruan Delgado Gomes

ORCID iD IFPB - Campus Guarabira Brasil

É professor efetivo e líder do Laboratório de Computação Embarcada e Distribuída (LACED) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente cursa o doutorado em Engenharia Elétrica na UFCG. Tem experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento, principalmente nas áreas de sistemas embarcados, Redes de Sensores sem Fio e sistemas multimídia distribuídos.

Otacílio de Araújo Ramos Neto

IFPB - Campus Guarabira Brasil

É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. É doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPB. Possui mestrado em Informática pela UFPB (2013). Possui especialização em Segurança da Informação pela faculdade iDez (2010), bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e é técnico em Processamento de Dados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (1997). Trabalhou como professor na Faculdade iDez/Estácio, como desenvolvedor de hardware e com Linux embarcado na DVR Tecnologia Eletrônica Ltda. Trabalhou também como desenvolvedor de firmware na Zênite Tecnologia e Teleinformática Ltda, onde desenvolveu software aplicativo e hardware. Possui experiência em Verilog, FPGAs Altera, Linux embarcado, linguagem C/C++, SystemC e síntese e simulação de circuitos integrados digitais.

Resumo

Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do IFPB Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e obter a distância até um obstáculo à frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual  (PPV) em Python. Essa plataforma, em conjunto com a API, será utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Usando a PPV, os alunos poderão aprender com maior facilidade os comandos da linguagem Python, por meio de associação de imagens com os comandos. Devido a essa característica, espera-se que os alunos surdos consigam identificar com maior facilidade os comandos que estão associados às imagens.

Palavras-chave


ensino de programação, robótica educacional, informática na educação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p104-112

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1421

Total de downloads do artigo: 926