Análise das perdas de materiais no serviço de alvenaria: estudo de caso realizado em obras de edificações residenciais de pequeno porte

Andressa Soares da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Wagner Batista de Souza Filho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Cícero Marciano da Silva Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Amandio Pereira Dias Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A construção civil é caracterizada como um dos segmentos industriais de maior importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Também é conhecida por ser um setor que demanda uma quantidade expressiva de materiais e que desperdiça consideravelmente seus recursos ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Por essas razões, o objetivo desta pesquisa foi analisar a incidência de perdas de materiais empregados na etapa de execução do serviço de alvenaria. A pesquisa consiste em um estudo de caso exploratório que teve como área de referência duas obras de empreendimentos residenciais de pequeno porte, localizadas na cidade de Monteiro-PB, onde foi acompanhada a execução da alvenaria de vedação, por ser o serviço de maior representatividade nestas construções. Foram observadas todas as etapas da produção, desde o recebimento do material no canteiro de obras até sua aplicação, a fim de identificar as inconformidades que influenciaram as perdas de materiais na fase de execução do serviço. A partir daí, estas inconformidades foram classificadas segundo sua natureza, momento de incidência e origem e, em seguida, foram mapeadas no processo para serem identificadas como atividades de fluxo ou de conversão. Posteriormente, foi mensurada a incidência de material perdido na fase de produção do serviço, calculando-se o consumo teórico de material previsto para ser usado na construção da alvenaria e o consumo estimado de material despendido para a sua produção. Comparando a quantidade de insumo prevista com a consumida, foi possível estabelecer o índice percentual de material perdido durante o processo produtivo da alvenaria. Como resultado, obteve-se a relação de material perdido e as principais causas que subsidiaram seu desencadeamento. Contudo, é interessante ressaltar a importância do controle dos materiais, cabendo aos gestores buscarem estas melhorias por meio da implementação de mecanismos que visem aumentar a eficiência do processo produtivo das construções.

Palavras-chave


Perda; Material; Alvenaria; Edificação


Texto completo:

Referências


CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL (CBCS). Condutas de sustentabilidade no setor imobiliário residencial. São Paulo, 2012.

CONTE, A. S. Itri. Lean construction: o caminho para a excelência operacional na construção civil. In: CONTADOR, J. C. (Org.). Gestão de operações: a engenharia de produção a serviço da modernização da empresa. São Paulo: Blucher, 2010.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIESSE). Estudo setorial da construção 2012 (Estudos e Pesquisas, 65). São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.dieese.org.br/estudosetorial/2012/estPesq65setorialConstrucaoCivil2012.pdf. Acesso em: 25 jan. 2015.

FORMOSO, C. T. et al. As perdas na construção civil: conceitos, classificações e seu papel na melhoria do setor. Núcleo orientado para a inovação da edificação – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 1996.

ÍNDICES E CUSTOS DE EDIFICAÇÕES. Revista construção mercado: negócios de incorporação e construção. São Paulo: Pini, n. 170, set. 2015.

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Stanford University, 1992.

KRAJEWSKI, L. J.; RITZMAN, L. P.; MALHOTRA, M. K. Administração de produção e operações. Trad. Lucio Brasil Ramos Fernandes e Mirian Santos Ribeiro de Oliveira. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LIMMER, C. V. Planejamento, orçamentação e controle de projetos e obras. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos. São Paulo: Pini, 2006.

MIYAKE, D. I. Melhorando o processo: seis sigmas e sistema de produção lean. In: ROTONDARO, Roberto Gilioli. (Org.). Seis sigmas: estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2013.

MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PINHO, S. A. C.; LORDSLEEM JR. A. C. O custo da perda de blocos/tijolos e argamassa da alvenaria de vedação: estudo de caso na construção civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: CBC, 2009. Disponível em: http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1157. Acesso em: 15 fev. 2015.

ROSA, F. P. Perdas na construção civil: diretrizes e ferramentas para controle. 2001. 161 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001.

SALGADO, J. C. P. Técnicas e práticas construtivas para edificação. 2. ed. São Paulo: Érica, 2009.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. Trad. Henrique Luiz Corrêa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SOIBELMAN, L. As perdas de materiais na construção de edificações: sua incidência e seu controle. 1993. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.

SOUZA, U. E. L. Como reduzir perdas nos canteiros: manual de gestão do consumo de materiais na construção civil. São Paulo: Pini, 2005.

TABELAS DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS PARA ORÇAMENTOS (TCPO). 14. ed. São Paulo: Pini, 2014.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p90-102

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2924

Total de downloads do artigo: 4529