Análise das perdas de materiais no serviço de alvenaria: estudo de caso realizado em obras de edificações residenciais de pequeno porte

Andressa Soares da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Wagner Batista de Souza Filho

IInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Cícero Marciano da Silva Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Amandio Pereira Dias Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Resumo

A construção civil é caracterizada como um dos segmentos industriais de maior importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Também é conhecida por ser um setor que demanda uma quantidade expressiva de materiais e que desperdiça consideravelmente seus recursos ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Por essas razões, o objetivo desta pesquisa foi analisar a incidência de perdas de materiais empregados na etapa de execução do serviço de alvenaria. A pesquisa consiste em um estudo de caso exploratório que teve como área de referência duas obras de empreendimentos residenciais de pequeno porte, localizadas na cidade de Monteiro-PB, onde foi acompanhada a execução da alvenaria de vedação, por ser o serviço de maior representatividade nestas construções. Foram observadas todas as etapas da produção, desde o recebimento do material no canteiro de obras até sua aplicação, a fim de identificar as inconformidades que influenciaram as perdas de materiais na fase de execução do serviço. A partir daí, estas inconformidades foram classificadas segundo sua natureza, momento de incidência e origem e, em seguida, foram mapeadas no processo para serem identificadas como atividades de fluxo ou de conversão. Posteriormente, foi mensurada a incidência de material perdido na fase de produção do serviço, calculando-se o consumo teórico de material previsto para ser usado na construção da alvenaria e o consumo estimado de material despendido para a sua produção. Comparando a quantidade de insumo prevista com a consumida, foi possível estabelecer o índice percentual de material perdido durante o processo produtivo da alvenaria. Como resultado, obteve-se a relação de material perdido e as principais causas que subsidiaram seu desencadeamento. Contudo, é interessante ressaltar a importância do controle dos materiais, cabendo aos gestores buscarem estas melhorias por meio da implementação de mecanismos que visem aumentar a eficiência do processo produtivo das construções.

Palavras-chave


perda; material; serviço; alvenaria


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p90-102

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1133

Total de downloads do artigo: 983