Um método para implementar redes bayesianas baseadas em nós ranqueados

João Batista Nunes Bezerra

ORCID iD Istituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Monteiro Brasil

Renan Willamy Bezerra Barbosa

Istituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Monteiro Brasil

Mirko Perkusich

Istituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Monteiro

Resumo

Recentemente, redes Bayesianas estão se tornando populares para auxiliar na tomada de decisões. No entanto, ainda há desafios para sua aplicação prática em problemas de larga escala. Um dos desafios referese à definição das funções de probabilidade. Na literatura, utiliza-se o conceito de nós ranqueados baseado em distribuição Normal truncada para simplificar a definição de funções de probabilidade a partir do conhecimento de especialistas. Por outro lado, na literatura, não há detalhes de uma solução completa para nós ranqueados. Atualmente, esta solução está disponível apenas em uma ferramenta comercial. A contribuição principal deste trabalho refere-se à demonstração detalhada de um método para definição de funções de probabilidade para nós ranqueados, apresentando os passos necessários para misturar distribuições Normais truncadas e converter a distribuição resultante para uma tabela de probabilidade dos nós. Para validação, os resultados da nossa solução foram comparados com a solução disponível no mercado, sendo equivalentes, dentro de uma margem de erro de 5%. De acordo com os testes realizados, a solução proposta alcançou performance melhor que a solução comercial existente.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p11-21

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1126

Total de downloads do artigo: 839