Terceirização e precarização: um estudo com terceirizados de serviços gerais na Universidade Federal da Paraíba

Hélio Araújo Pereira

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Roosevelt da Silva Albuquerque

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Aline Fábia Guerra de Moraes

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

São diversas e diferentes as visões acerca do tema terceirização: uma primeira, positiva, presente nos discursos empresariais, e outra negativa, que apresenta o ideário da terceirização como um mecanismo que as empresas utilizam para almejar ganhos de produtividade e competividade, de forma a reduzirem os custos com o trabalho. O presente artigo tem como objetivo mostrar as consequências da terceirização para uma equipe de trabalhadores de uma empresa de serviços gerais que presta serviços na Universidade Federal da Paraíba, UFPB. No tocante ao método de abordagem, a pesquisa constitui-se de cunho qualitativo, em que se utilizou de entrevistas semiestruturadas para a obtenção dos seus dados. Foram realizadas 11 conversas iniciais com funcionários da empresa terceira sobre a pesquisa, mas apenas cinco deles consentiram a gravação de áudio. Ao longo deste trabalho, percebeu-se que os terceirizados perdem seus principais direitos trabalhistas ao se submeterem às constantes mudanças em empresas terceiras, fato que provoca a precarização do seu trabalho. Outro fator apresentado é que, com a terceirização, os trabalhadores ficam desprotegidos e perdem as forças para se unir e resistir a esse sistema, tendo muitas vezes que aceitar as condições de trabalho às quais estão sendo submetidos.

Palavras-chave


Terceirização; Precarização do trabalho; Condições precárias


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p106-115

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3341

Total de downloads do artigo: 2426