Um estudo sobre a motivação em canais de distribuição

Maria de Fátima Silva Oliveira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Isabelita de Caldas Marques

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Genésio José da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ricardo José Ferreira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A escolha do canal de distribuição é uma das principais decisões inseridas na Administração de Marketing de uma empresa, já que isso interfere significativamente no seu sucesso. Por outro lado, o relacionamento entre a empresa e os seus distribuidores deve ser mediado por um sistema de incentivos que desperte o interesse dos distribuidores em vender a marca do fabricante. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa aplicada, tem como objetivo analisar as variáveis que motivam os distribuidores a negociarem os produtos de uma indústria de sorvetes e gelados sediada em João Pessoa. Como método para levantamento de dados utilizou-se uma pesquisa de campo aplicada ao gestor da empresa e a uma amostra de 66 de seus participantes de canal.  Os resultados indicaram que os principais critérios utilizados pelo gestor para selecionar os membros de canal foram: porte, localização, instalações físicas e abertura do participante ao fortalecimento da marca, sendo a maioria varejistas de pequeno porte. Quanto à motivação, junto ao poder legitimado, as recompensas do tipo entrega sem atrasos e imagem da marca são os critérios mais usados pelo fabricante para motivar seus distribuidores. Os resultados sugerem a necessidade de ampliação de tipos de membros de canal comerciais entre fabricante e distribuidor.

Palavras-chave


Indústria de Sorvetes; Motivação; Canais de distribuição; Varejistas; Incentivos


Texto completo:

Referências


BERNASCONI, M. Estrutura e gestão dos canais de distribuição na indústria de alimentos para cães e gatos (petfood). São Carlos : UFSCar, 2007.

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsvier, 2010.

FERRACCIÙ, J. D. S. S. Promoção de Vendas – na Teoria e na Prática. 9. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

FUCK, A. L. Decisão Estratégica de canais de Distribuição: Um estudo das alternativas para a VFB Vídeo Produções. Santa Catarina, UVI, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GIOIA, R. M. (Coord). Fundamentos do Marketing. Ed. Saraiva. São Paulo, 2010.

KOTLER, P. Administração de marketing:análise, planejamento, implementação e controle / tradução Ailton Bonfim Brandão – 5. 7. ed. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

LAS CASAS, A. L. Marketing de Varejo. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MINAYO. M. C. et al.(org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

PIGATTO, G.; ALCANTARA, R. L. C. Relacionamento Colaborativo do canal de distribuição: uma matriz para análise. Revista Gestão Produtiva, São Carlos, v.14, n.1, p.155-167, Jan-Abr, 2007.

ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.

SANDHUSEN, R. Marketing básico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p72-79

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2663

Total de downloads do artigo: 2802