Aplicativos móveis para pessoas com deficiência aplicando-se técnicas de ciência de contexto

Elisângela de Souza Santos

IFPB

Cássio da Silva Oliveira

IFPB

Indy Paula Soares Cordeiro e Silva

IFPB

Hugo Feitosa de Figueirêdo

IFPB

Resumo

O presente artigo apresenta um aplicativo que fornece serviços baseados em localização – LBS – Location-Based Services. O Acessibility foi concebido utilizando Ciência de Contexto, levando em consideração o contexto no qual o usuário está inserido, para disponibilizar as informações corretas e necessárias que auxiliem o usuário portador de necessidades físicas. Além disso, auxilia o usuário portador de necessidades visuais a se localizar dentro da estrutura do IFPB, Campus Monteiro, por meio de dispositivos móveis com uso da tecnologia NFC de localização, através de ondas de curto alcance e com o auxílio de síntese de voz. Outros dois aplicativos foram desenvolvidos, com o intuito de complementar o Acessibility: o WhiteBoard e o Partitura. O primeiro é voltado a alunos cujas deficiências são auditivas e motoras. É uma espécie de tela na qual os usuários que não dominam a linguagem de sinais ou que possuem limitação física para escrever com caneta podem interagir melhor com o professor. O segundo aplicativo é voltado a alunos cuja deficiência é intelectual e/ou motora e tem por objetivo principal auxiliar alunos do Curso de Música a inserir as notas musicais na
partitura. Para que fosse desenvolvido um aplicativo útil e promissor, foram feitos estudos do mercado atual,
além do mapeamento dos alunos portadores de deficiências no IFPB, campus Monteiro.

Palavras-chave


Computação ubíqua. Android. Ciência de contexto. Necessidades especiais. Localização


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p11-18

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1412

Total de downloads do artigo: 1432