Avaliação de manchas de pele usando processamento de imagens

Geoflly de Lima Adonias

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Carlos Danilo Miranda Regis

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Doenças de pele podem ser classificadas em inúmeras patologias. A variedade destas com características similares dificultam o processo do diagnóstico precoce, comprometendo o tratamento eficaz do paciente. Uma dessas patologias é o vitiligo cuja incidência varia entre 0,1% e 2% da população mundial, atingindo pessoas de qualquer sexo ou tipo de pele e é causada pela ausência de melanina, cuja função é conferir pigmentação à pele. Este trabalho propõe uma avaliação de manchas de pele usando métodos de segmentação e descrição de imagens e apresenta os resultados para uma análise entre manchas de pele hipopigmentadas e manchas de intensidade mais escura.

Palavras-chave


Vitiligo; Dermatologia; Anomalias da pele; Processamento de imagens; Segmentação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p9-15

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2620

Total de downloads do artigo: 2261