Mapeamentos conceituais entre os modelos relacional e NoSQL: Uma abordagem comparativa

Myller Claudino Freitas

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Damires Yluska Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Ana Carolina Brandão Salgado

ORCID iD Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Resumo

As atuais perspectivas computacionais, vindas sobretudo da Web, têm gerado novas demandas relacionadas ao gerenciamento de dados, principalmente em termos de volume, heterogeneidade e dinamismo. Uma tendência atual para facilitar o gerenciamento de dados na Web é a utilização dos denominados Sistemas NoSQL, que se diferenciam dos sistemas que seguem o Modelo Relacional por possibilitarem a implementação de estruturas mais flexíveis. Contudo, a maioria dos bancos de dados de aplicações existentes encontra-se em estruturas relacionais, e a migração de uma base que segue o Modelo Relacional para uma NoSQL requer grande esforço dos projetistas diante das diferenças existentes. Nesse panorama, este artigo descreve os modelos citados, em termos de conceitos e estruturas, e apresenta um estudo comparativo apontando possíveis mapeamentos conceituais entre eles. Aborda também, de forma comparativa, trabalhos de conversão de dados existentes, e indica desafios e possibilidades para novas pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave


Modelo relacional; NoSQL; Mapeamento conceitual; Conversão de dados


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p37-50

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3138

Total de downloads do artigo: 3395