Tópicos sobre Pesquisa Social em Geografia no Âmbito dos Institutos Federais no Brasil – apontamentos introdutórios

João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus Esperança. Brasil

Licenciado em Geografia e Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE;Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/DCG/PRODEMA;Doutorando pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE/DCG/PRODEMA;Professor efetivo da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB.

Resumo

Este artigo apresenta tópicos sobre pesquisa social à luz da Geografia, enquanto disciplina da matriz curricular do Ensino Básico e área do saber autônoma, no âmbito dos Institutos Federais no Brasil. Trata-se de uma contribuição à pesquisa em Geografia e interdisciplinar que, longe de encerrar as possibilidades de ação, visa dar subsídios introdutórios. A fundamentação teórica e metodológica parte da história do presente e verifica que, em diferentes momentos de sua evolução, o Ensino Técnico e Profissional esteve submetido a anseios extremamente elitistas, os quais afastavam tais instituições de suas finalidades, tidas no plano simbólico como sociais. Na atualidade, vê-se que os IF’s têm a oportunidade de consolidarem-se efetivamente como mecanismos de promoção da ascensão social e da mitigação dos abismos sociais que ainda perduram no Brasil. Há, contudo, a necessidade de fundamentar a pesquisa social como forma de apoio cabal ao modelo de Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Áreas de conhecimento como a Geografia permitem a condução de linhas de estudo e pesquisa coerentes a estas demandas, haja vista sua proximidade a temas relativos à trabalho, globalização, questões socioambientais, desenvolvimento e cidadania. Por fim, apontam-se ainda possibilidades de ações interdisciplinares na pesquisa social, o que amplia o leque de profissionais e estudiosos, envolvidos diretamente ou não com o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na leitura deste trabalho. 

Palavras-chave


Pesquisa social, Geografia, Institutos Federais


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p46-60

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1401

Total de downloads do artigo: 850