Uma luz na escuridão: a evidenciação contábil sob a égide da Lei de Responsabilidade Fiscal

Fábio dos Santos Lopes

Universidade Estadual da Bahia (UNEB) Brasil

Maria Valesca Damásio de Carvalho Silva

ORCID iD Universidade Federal da Bahia (UFBA) Brasil

Marcelo Santana Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Brasil

Franklin Carlos Cruz da Silva

Petrobras / Universidade Federal da Bahia (UFBA) Brasil

Resumo

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como ficou conhecida a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, pode ser considerada uma luz no meio da escuridão, uma vez que visa garantir o controle e a transparência na gestão pública. Ao instituir a necessidade de elaboração e publicação, por meio eletrônico, de um conjunto de relatórios e demonstrações contábeis, esse dispositivo legal “acende uma luz diante dos olhos da sociedade”, possibilitando a instrumentalização do controle social. Este artigo tem como objetivo apontar os principais avanços na evidenciação da Contabilidade Pública com a implantação da LRF, destacando dois atributos na gestão pública: o controle e a transparência. O artigo se baseia em uma dimensão pragmática e, como procedimento metodológico, a pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, tendo a referida Lei Complementar nº 101/2000 e a Lei Federal nº 4.320/64 como principais fontes primárias. A pesquisa apontou que a LRF trouxe exigências no que diz respeito à evidenciação contábil das contas públicas, possibilitando um cenário de maior transparência e controle dessas contas por parte dos seus usuários, mas o que se verifica é que se privilegia um determinado tipo de usuário, em detrimento de outros usuários.

Palavras-chave


Lei de Responsabilidade Fiscal; Controle; Contabilidade Pública; Transparência


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p61-71

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3032

Total de downloads do artigo: 1920