- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Desenvolvendo a habilidade para o desenho de esboço no Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET-PB
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados dos estudos desenvolvidos para o Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objeto de estudo o Esboço como conte ̇do e como ferramenta de desenvolvimento de desenhos e da criatividade na disciplina de Desenho Artístico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET-PB. Neste trabalho, foram determinadas as contribuições deste tipo de desenho para a formação profissional do aluno, através de pesquisa de campo, sendo observada a própria disciplina de Desenho Artístico, aplicação de questionários e entrevistas com alunos e professores do curso em questão, análise dos planos de curso das disciplinas que possuem o conte ̇do do Esboço em seus currículos. Para as analises da habilidade adquirida ao longo da disciplina Desenho Artístico, utilizou-se como referência o modelo de Edwards (2000), que define cinco habilidades básicas para desenvolver o desenho.
Palavras-chave
esboço; desenho; design de interiores; criatividade; habilidade para o desenho
Texto completo:
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Educação Profissional: legislação básica. Brasília, 2001.
CEFET-PB. Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores. João Pessoa, 2000.
EDWARDS, B. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: ed. Ediouro, 2000.
FRENCH, T. E. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. Rio de Janeiro: ed. Globo, 1985.
HALLAWELL, P. À Mão Livre. São Paulo: ed. Melhoramentos, 2003.
KOPKE, R. C. Expressão Gráfica: desenho como meio e não como fim. In. II ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA. 2002. João Pessoa. Anais. João Pessoa, CEFET-PB, 2002. p. 56-59.
KOPKE, R. C. Criatividade para o desenho: dom ou processo? In. II ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA. 2002. João Pessoa. Anais. João Pessoa, CEFET-PB, 2002. p. 6-11.
Visitas a este artigo: 1937
Total de downloads do artigo: 2061