Estudo de deslocamentos em placas utilizando um elemento sólido de baixa ordem enriquecido com modos incompatíveis

Erijohnson da Silva Ferreira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Sebastião Simão da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Cícero Nogueira de Sousa Neto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Jailton Ferreira Moreira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Adenilda Timóteo Salviano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O trabalho propõe-se a estudar o deslocamento em placas, de características de geometria e carregamentos diversos. Executa-se a implementação computacional de um elemento finito sólido hexaédrico de 8 nós. Posteriormente, este elemento é aprimorado através de modos incompatíveis, a fim de melhorar a desempenho do elemento em situações de esforços multiaxiais, comumente presentes em placas. Então, são executadas análises comparativas com o propósito de estudar o desempenho do algoritmo desenvolvido e comparar seus resultados com os valores finais de análises feitas por outros autores e com os resultados obtidos a partir da modelagem das placas em software comercial. As análises se dão no âmbito estático, linear e elástico. Verifica-se que o enriquecimento do elemento sólido hexaédrico de oito nós, de baixa ordem, melhora significativamente seu desempenho em análises de placas, tornando-o uma alternativa viável para a aplicação.

Palavras-chave


Método dos Elementos Finitos; Modos incompatíveis; Placas


Texto completo:

Referências


DA SILVA, S. S.; SILVA, W. T. M. Aplicação do Método dos Modos Incompatíveis na Análise de Peças Fletidas. Science & Engineering Journal, v. 26, n. 1, p. 27-37, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/19834071.v26.n1.2017.37718. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/cieng/article/view/37718. Acesso em: 25 jun. 2018

DUARTE, L. A. F. Análise Estática e Dinâmica, Linear e Não-Linear Geométrica, através de Elementos Hexaédricos de Oito Nós com um Ponto de Integração. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

FERREIRA, A. J. M. MATLAB Codes for Finite Element Analysis: Solids and Structures. Porto: Springer, 2009.

KATTAN, P. Matlab guide for finite elements: an interactive approach. Berlin: Springer, 2008.

SILVA, S. S. da; SILVA, W. T. M. Aplicação do Método dos Modos Incompatíveis na Análise de Peças Fletidas. Science & Engineering Journal, v. 26, n. 1, p. 27-37, 2017.

TIMOSHENKO, STEPHEN P., AND SERGIUS WOINOWSKY-KRIEGER. Theory of plates and shells. [S.l.]: McGraw-hill, 1959.

VÁZQUEZ, M.; LÓPEZ, E. El Método de los Elementos Finitos Aplicado al Análisis Estructural. Madrid: Editora Noela, 2001.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p78-88

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1618

Total de downloads do artigo: 1348