Análise da operação de um subsistema do sistema de abastecimento de água de Campina Grande-PB

Kennedy Flávio Meira de Lucena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Fábio Gomes do Nascimento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Os sistemas de abastecimento de água representam um dos principais integrantes da infraestrutura dos municípios. A operação desses sistemas é uma tarefa complexa em função das diversas variáveis que interferem na dinâmica da distribuição de água. O objetivo do trabalho foi obter um diagnóstico da operação de parte do sistema de abastecimento de água de Campina Grande e encontrar as principais limitações e potencialidades da infraestrutura do sistema. O sistema fornece água para vários municípios, atendendo uma população urbana e rural superior a 500 mil habitantes. Para realização do diagnóstico operacional, foi utilizada a modelagem hidráulica, através do simulador Epanet 2. A operação foi modelada desde a estação de tratamento de água até a zona de pressão 2 do sistema de Campina Grande. Foram realizados levantamentos cadastrais da rede hidráulica, levantamentos de campo e entrevistas com os operadores. Com base nos cenários analisados, permitiu-se concluir que a zona 2 do sistema abastecimento tem pouca margem para aumento de demanda, em torno de 10%, que o sistema não consegue trabalhar fora do horário de ponta e que o custo energético é gerado principalmente pela estação de tratamento de água. Para uma melhoria da operação e redução da vulnerabilidade são necessários investimentos na estrutura física do sistema e em monitoramento e automação.

Palavras-chave


Saneamento; Simulação hidráulica; Epanet; Abastecimento d‘água


Texto completo:

Referências


CARRIJO, I. B. Extração de regras operacionais ótimas de sistemas de distribuição de água através de algoritmos genéticos multiobjetivo e aprendizado de máquina. 2004. Tese (Doutorado em Hidráulica e Saneamento) –, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.

GOMES, H. P. Sistema de Abastecimento de Água: Dimensionamento Econômico e Operação de Redes e Elevatórias. 2. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

LACERDA, I. S. Regras de operação para sistemas de abastecimento de água com baixo nível de automação e sujeitos a incertezas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2009.

LANSEY, K.; AWUMAH, K. Optimal pump operations considering pump switches. Journal of Water Res. Plan. and Management, v. 120, n. 1, p. 17-35, 1994.

LUCENA, K. F. M. EPANET-IRRIG: Aperfeiçoamento do EPANET para Aplicações em Sistemas de Irrigação. Revista Principia, João Pessoa, n. 20, p. 9-21, 2012.

MENESES, R. A. Diagnóstico operacional de sistemas de abastecimento de água: o caso de Campina Grande. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2011.

ROSSMAN, L. A. EPANET2 Users Manual. U. S. Environmental Protection Agency. Cincinnati: 2002. 201p.

SETTI, J. E.; LIMA, F. W.; MIRANDA, A. G. Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. 2. ed. Brasília: ANEEL, 2000. 207 p.

VICENTE, R. V. Modelo de operação para centros de controle de sistemas de abastecimento de água - estudo de caso: sistema adutor metropolitano de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n45p180-187

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1652

Total de downloads do artigo: 1274