A produção de vídeos tutoriais como recurso didático: uma experiência com alunos do ensino médio integrado no componente curricular Desenho

Thiago Luiz de Oliveira Gomes Martins

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema Brasil

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió Brasil

Resumo

Este artigo trata de práticas de ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto brasileiro. O objetivo da investigação foi problematizar a produção de vídeos tutoriais, como recurso didático-pedagógico, no componente curricular Desenho, em uma turma de um curso técnico de nível médio. Trata-se de um tema com particular interesse, haja vista a carência de materiais didáticos voltados à EPT e as dificuldades de utilização de instrumentos (e execução de procedimentos) de desenho técnico manual, observados nesse componente curricular. O estudo, de caráter qualitativo, adotou o método da pesquisa-ação e estruturou-se em três etapas: produção dos vídeos, análise do processo de produção dos vídeos e análise da intervenção. Realizado no Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema, teve participação de estudantes da 1ª série do Curso Técnico em Agropecuária. A coleta dos dados centrou-se no registro escrito e na aplicação de dois questionários: anterior e posterior à produção dos vídeos. Os participantes classificaram positivamente a experiência de ensino realizada. Nossas reflexões sugerem relações entre produção dos vídeos tutoriais e desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem reflexivas. Assim, acredita-se que a produção de vídeos tutoriais se constituiu positivamente como um relevante recurso didático-pedagógico ao componente curricular Desenho.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Pesquisa-ação; Material didático; Desenho técnico


Texto completo:

Referências


AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 16 out. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf . Acesso em: 17 out. 2016.

HARTMAN, H. J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. D. S.; FRANCO, F. M. D. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MATHIAS, M.; ALGEBAILE, J. Material didático para a educação profissional. RET-SUS, Rio de Janeiro, v. 40, p. 14-21, nov./dez. 2010.

Disponível em:

http://www.retsus.fiocruz.br/uploadsistema/revista/pdf/revista40.pdf. Acesso em: 07 set. 2014.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TANAJURA, L. L. C.; BEZERRA, A. A. C. Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, v. 7, n. 13, p. 10-23, jan./jun. 2015. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/408/pdf . Acesso em: 26 set. 2017.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 11 maio 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p33-43

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2024

Total de downloads do artigo: 1658