O continuum da extroversão: ranhuras do constructo da personalidade no percurso profissional

Jimmy de Almeida Léllis

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Glauco Barbosa de Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Aline Arruda Rodrigues da Fonseca

ORCID iD UNINASSAU Brasil

Carol Serrano de Andrade Maia

ORCID iD UNINASSAU Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de altivez, comunicação, assertividade e interação social, dos profissionais em formação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, participaram da pesquisa nove estudantes, através de um estudo de caso. O método utilizado foi a Escala Fatorial de Extroversão – EFEX. Podendo com isso constatar diferenças no quesito personalidade entre os sujeitos (gênero masculino). Através dos resultados foi possível verificar que os participantes do Curso de Geoprocessamento tem o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social, Comunicação e Altivez; e para o Curso de Sistemas de Telecomunicações, obteve-se o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social e Comunicação (mesmo score bruto) e por último Altivez.

Palavras-chave


Personalidade; Níveis de Extroversão; EFEX


Texto completo:

Referências


CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. São Paulo: AMrtins Fontes, 1999.

FRIEDMAN, Howard S.; SCHUSTACK, Miriam W. Teorias da Personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

GONÇALVES, Maria Clara Miceli; SCHELINI, Patrícia Waltz; e, DEFFENDI, Luma Tizzioto. A Relação entre Extroversão e Criatividade:

um estudo com universitários brasileiros. (In:Boletim de Psicologia, 2016, Vol. LXVII, nº 145: 171-186) Universidade Federal de São Carlos – SP- Brasil.

NUNES, Maiana Farias Oliveira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; e, GALVÃO, Neíza Bezerra Santos. Extroversão e Socialização em estudantes de Psicologia e Engenharia. (In: Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009, 10(2), pp. 69-79) Universidade São Francisco, Itatiba-SP, Brasil.

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; HUTZ, Claudio Simon. Escala Fatorial de Extroversão - EFEx:Manual de aplicação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. 2ªed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013.

SILVA, R. S.; SCHLOTTFELDT, C. G.; ROZENBERG, M. P.; SANTOS, M. T.; LELÉ, A. J. Replicabilidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores em medidas da personalidade. Mosaico: estudos em psicologia 1(1).p. 37-49. 2007.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p190-200

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2339

Total de downloads do artigo: 2077