Análise do comportamento de compra dos consumidores de smartphones: estudo de caso aplicado aos alunos do IFPB

Gabrielle Carvalho

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Janderson Vasconcelos da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Luciano de Santana Medeiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Frente ao avanço da tecnologia e sua participação no cotidiano da população, o uso dos smartphones tem se tornado uma rotina. Diante disso, se faz interessante a compreensão do comportamento de compra pelos consumidores. O objetivo do presente estudo é analisar como se dá o comportamento de compra dos consumidores de smartphones. A pesquisa possui como amostra os estudantes do Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB, do campus João Pessoa. Para tal, definiu-se o perfil social dos discentes do campus, descreveram-se as etapas do processo de decisão de compra de smartphones e, por fim, foi verificada a influência dos grupos de referência no processo de decisão de compra de smartphones do alunado. O método utilizado foi aplicação de questionários com os estudantes do campus. Os resultados trazidos pela pesquisa foram de que o perfil predominante no campus é de jovens, mulheres, solteiras, com renda familiar de até dois salários mínimos. A percepção da necessidade de compra, pelas jovens, ocorre após perda ou roubo e porque utilizam a internet para busca de informações. Na análise de alternativas, utilizam os critérios qualidade, confiabilidade e preço    . No momento de decisão de compra, utilizam como critério principal a qualidade, e estão satisfeitas no pós-compra. Ainda, no que tange aos grupos de referência, a maioria leva em consideração as opiniões da família e dos amigos.

Palavras-chave


Consumidor; Comportamento; Smartphone


Texto completo:

Referências


ALLWORTH, James. Your Smartphone Works for the Surveillance State. Harvard Business Review, 7 jun. 2013.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketig 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LARENTIS, Fabiano. Comportamento do consumidor. Curitiba: IESDE, 2012.

MAROTTI, Juliana; GALHARDO, Alessandra; FURUYAMA, Ricardo; PIGOZZO, Mônica; CAMPOS, Tomie; LAGANÁ, Dalva. Amostragem em pesquisa clínica: tamanho da amostra. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 20, n. 2, p. 186-194, maio-ago. 2008.

MCCARTY, Brad. The History of Smartphones. The Next Web, 6 dec. 2011.

MEIRELLES, Fernando de Souza. Pesquisa Anual do Uso de TI. 27. ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2016.

MEZUE, Bryan. Can Chinese Smartphone Darling Xiaomi Compete in Western Markets? Harvard Business Review, 24 set. 2013.

ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional. In: ____. Conceitos Básicos de Motivação. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SAMPERE, Juan Pablo Vazquez. Apple’s Shrinking Impact in the Smartphone Industry. Harvard Business Review, 2 fev. 2016.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009.

VIEIRA, Valter Afonso. Comportamento do Consumidor. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 3, p. 219-221, set./dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-6555200200019/02/2017. Acesso em: 19 fev. 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n45p49-63

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1956

Total de downloads do artigo: 2095