Planejamento e controle na execução de obras de edificações verticais:um estudo multicaso na cidade de João Pessoa-PB quanto à compatibilização

Nelma Mirian Chagas Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Luciana de Lira Avelino

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Vanessa da Silva Araujo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Os desafios, peculiaridades e especificidades dos empreendimentos da construção civil tornam os modelos de gestão atuais insuficientes para garantir, de forma satisfatória, o alcance dos objetivos propostos. Características como a dificuldade de elaboração de um planejamento específico e um controle de custos, a existência de um grande número de interdependências entre os projetos que compõem o empreendimento, a necessidade de velocidade significativa de respostas para a tomada de decisões e o grande número de intervenientes contribuem de forma significativa para que o cenário da construção civil seja desafiador para qualquer metodologia de gestão. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa, realizada em empresas construtoras de edificações verticais da cidade de João Pessoa-PB, que tinha como objetivo investigar se as empresas construtoras realizam o planejamento e o controle de custos dos seus empreendimentos, se há compatibilidade entre eles e se utilizam a compatibilização como subsídio na tomada de decisões. Ao todo foram pesquisadas 10 empresas construtoras, todas cadastradas junto ao Sinduscon-JP. Os resultados apontam que todas as empresas realizam o planejamento e o controle de custos dos seus empreendimentos, no entanto, não há compatibilidade entre eles e, consequentemente, não podem ser utilizados na tomada de decisões pelos seus gestores.

Palavras-chave


Construção civil; Planejamento; Controle; Compatibilização


Texto completo:

Referências


ÁVILA, A. V. Custos industriais. Palhoça: UNISUL, 2001. (Apostila, Departamento de Engenharia de Produção).

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CÂNDIDO, R. et. al. Gerenciamento de projetos. Curitiba: Aymará, 2012. (Série UTFinova)

KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

LIMMER, C. V. Planejamento, orçamentação e controle de projetos e obras. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Pini, 2010.

MEIRA. A. R.; ARAÚJO, N. M. C. Qualidade na construção civil. João Pessoa: IFPB, 2016.

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 4. ed. Atlanta: Project Management Institute, 2008.

POLITO, G. Gerenciamento de obras: boas práticas para a melhoria da qualidade e da produtividade. São Paulo: Pini, 2015.

SILVA, R. N. S.; LINS, L. S. Gestão de custos: contabilidade, controle e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

TISAKA, M. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. São Paulo: Pini, 2006.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n43p32-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2227

Total de downloads do artigo: 3404