Jogos para ensino em Engenharia e desenvolvimento de habilidades

Mônica Nogueira de Moraes

ORCID iD Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Brasil

Patrícia Alcântara Cardoso

ORCID iD Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Brasil

Resumo

Atualmente são exigidos dos engenheiros mais do que os conhecimentos técnicos, onde há a necessidade de ter uma visão holística e habilidades empreendedoras. O recém-formado entra no mercado de trabalho com muito conteúdo e pouca experiência prática, e por meio de metodologias experienciais, os professores podem diminuir a insegurança do aluno, proporcionando um ambiente de desenvolvimento de aptidões. A utilização de jogos sérios possibilita ao alunado aprender em um ambiente simulado com sua própria experiência, onde diversos jogos foram e vem sendo criados para o ensino, inclusive nas áreas de Engenharia. A finalidade deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica sobre os jogos utilizados no ensino de Engenharia, aplicados, principalmente, em assuntos como construção, transporte e gerenciamento. São ressaltados neste trabalho os objetivos e as características comportamentais que os jogos pretendem desenvolver nos engenheiros.

Palavras-chave


Jogo de empresa; Ensino em Engenharia; Desenvolvimento de habilidades; Gerenciamento de projetos


Texto completo:

Referências


ALMEIDA, R. C. E. F. Engenheiros - líderes, temos formação para gerir pessoas? In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2001.

ALTAMIRANO, M.; HERDER, P.; JONG, M. Road roles: using gaming simulation as decision technique for future asset management practices. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEMS, MAN AND CYBERNETICS (SMC 2008), Anais... Singapore, 2008.

CASALE, A. Aprendizagem baseada em problema: desenvolvimento de competência para o ensino em Engenharia. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

CARVALHO, A. L.; NERY, M. S. Desenvolvimento de um jogo educacional aplicável a engenharia de produção. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Anais... Fortaleza – CE, 2015.

CZEKSTER, C. A.; COSTA, L. A. C. Competências comportamentais de liderança e gestão na engenharia civil. Revista de Ensino de Engenharia, v. 34, n. 1, p. 17-29, 2015.

CÓ, F. A. O valor da situação-problema na aprendizagem da produção: criação de um jogo de empresa a partir da obra “A meta” de Goldratt & Cox. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Anais... Florianópolis – SC, 2004.

CÓ, F. A. et al. A “fábrica de lanternas”: um jogo simulado gerando ensino lúdico e aprendizagem vivencial sobre as linhas de produção. In: XXXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP 2011), Anais... Belo Horizonte – MG, 2011.

DORNELES, J. B. et al. Montagem de carrinhos: aprendizado de conceitos da construção enxuta por meio de jogos didáticos. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO (ENTAC 2016), Anais... Florianópolis – SC, 2006.

ERJAVEC, J. Student performance playing supply chain simulation games in different grading environments. In: PRODUCTION AND OPERATION MANAGEMENT SOCIETY (POMS) 27th Annual Conference. Anais... Orlando, 2016.

GADIOLI, J. A. S. et al. O uso de jogo jit card como estratégia de ensino aprendizagem de serviços de manutenção industrial. In: XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP), Anais... Bauru – SP, 2012.

GANCEANU, A. R. Serious gaming in road infrastructure projects: towards a better understanding of stakeholders’ interests. 2015. 167 f. Master Thesis (Master of Science in Construction Management and Engineering) - Faculty of Civil Engineering and Geosciences, Technische Universiteit Delft, Delft (Netherlands), 2015.

JOHNSSON, M. E. Jogos de empresas: modelo para identificação e análise de percepções da prática de habilidades gerenciais. 2006. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção)- Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

LAZZAROTTO, T. C. et al. Utilização de jogos didáticos no aprendizado dos conceitos do sistema Toyota de produção. In: XXXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Anais... Belo Horizonte – MG, 2011.

LIMA, C. D. A.; MELO, R. A. Jogos educativos para estradas e transportes. In: XXVII ANPET - CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. Anais... Belém, PA, 2013.

LOMBARDO, M. M.; EICHINGER, R. W. The career architect development planner. Minneapolis: Lominger. 1996.

LOPES, M. C. ComplexView: um framework para a produção de jogos de empresas aplicados ao desenvolvimento de liderança com base na complexidade. 2011. 502 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

MELO, A. C. S. et al. Knowledge management for improving business processes: an analysis of the transport management process for indivisible exceptional cargo. Pesquisa Operacional, v. 30, n. 2, p. 305-330, 2010.

MENDES JÚNIOR, R. VARGAS, C. L. S; HEINECK L. F. M. Jogo de programação da construção de edifícios via Internet. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA (COBENGE 1998), Anais... São Paulo, 1998.

OLIVARES, G. L.; CAMPOS, R. Protótipo de um jogo de empresas para auxílio ao ensino de gestão da produção e operações. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP 2004), Anais… Florianópolis – SC, 2004.

OLIVEIRA, E. A. J. Metodologia para projetos de infraestrutura pública. 2012. 47 f. Especialização (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Fundação Getúlio Vargas (FGV), Montes Claros (MG), 2012.

OLIVEIRA, M. A. Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

OLIVEIRA, M. A.; SAUAIA, A. C. A. Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. In: XIII SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO (SEMEAD), Anais... USP, 2010.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. A guide to the project management body of knowlegde: PMBOK Guide, 5th Ed. Project Management Institute, 2013.

RODRIGUES, G. S. Análise da abordagem ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de planejamento de transportes. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

RODRIGUES, J. S.; SOUZA, Z. J. Jogos de empresas como ambiente de aprendizado. Revista de Ensino de Engenharia. v. 28, n. 2, p. 3-14, 2009.

SAUAIA, A. C. A.; UMEDA, G. M. Individual achievement does not guarantee team performance: an evidence of organizational learning. Developments in Business Simulation and Experiential Learning, v. 32, p. 266–272, 2005.

SAUAIA, A. C. A. Jogos de empresas: aprendizagem com satisfação. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 13-27, 1997.

SILVA, A. N. R. A problem-project-practice based learning approach for transportation planning education. In: PBL2010 INTERNATIONAL CONFERENCE - PROBLEM-BASED LEARNING AND ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES, Anais... São Paulo - SP, 2010a.

SILVA, S. D. A utilização de jogos de empresa como instrumento pedagógico de apoio à formação profissional da área portuária. 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010b.

TEODORO, P; D’AGOSTO, M. A.; SILVA, Y. V. Jogo de empresas Simulador de Operações Logísticas – SOLOG: reação ao seu uso e percepção acerca de sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de adultos na área de logística. Revista Transportes, v. 22, n. 3, p. 39–52, 2014.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração, 2a Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

VESHOSKY, D.; EGBERS, J. H. Civil engineering project management game: teaching with simulation. Journal of Professional Issues Engineering Education and Practice, v. 117, n. 3, p. 203-213, 1991.

VON MECHELN, P. J. SAP1-GI - Sistema de apoio ao planejamento no processo de tomada de decisão do jogo de empresas GI-EPS. 1997. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção e Sistemas) - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p19-29

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2658

Total de downloads do artigo: 4754